Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Modernização do troço ferroviário entre Elvas e Caia em fase de conclusão

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou hoje que se encontra em fase de conclusão a obra de modernização do troço da Linha do Leste entre Elvas e Caia (fronteira com Espanha), num investimento de 20,4 milhões de euros.

Modernização do troço ferroviário entre Elvas e Caia em fase de conclusão
Notícias ao Minuto

18:00 - 20/01/20 por Lusa

Economia Infraestruturas de Portugal

Em comunicado, a IP adianta que já foram iniciadas as vistorias aos trabalhos executados no âmbito da empreitada de modernização do troço ferroviário entre Elvas e Caia, no distrito de Portalegre, com 11 quilómetros de extensão, que integrará o futuro Corredor Internacional Sul.

"A realização das vistorias, para efeitos de receção provisória da obra, tem como objetivo a confirmação da perfeita execução dos trabalhos, bem como todas as obrigações contratuais e legais", lê-se no comunicado.

A obra englobou trabalhos de ampliação da Estação Ferroviária de Elvas, a ampliação e alteração do "layout" da estação de Elvas, de modo a permitir a manobra de comboios de mercadorias com 750 metros de comprimento, e a adaptação do edifício da estação para instalação de novas salas técnicas.

O alteamento das plataformas e a adequação dos acessos pedonais de forma a garantir a mobilidade pedonal, principalmente no reforço e melhoria de acessos para pessoas com mobilidade condicionada, foram outros dos trabalhos executados.

Segundo a IP, foram também efetuados trabalhos de renovação integral da superestrutura de via (carril, travessas e balastro) e de tratamento da plataforma ferroviária, melhoria da drenagem, estabilização de taludes e construção de estruturas de suporte e contenção.

Ainda no âmbito da obra, a empresa refere que foram instaladas infraestruturas para a futura implementação de sinalização eletrónica e telecomando de catenária, além da construção de maciços de catenária para a futura eletrificação.

A melhoria da segurança na circulação rodoferroviária, através da construção de desnivelamentos rodoviários e restabelecimentos, para supressão das quatro passagens de nível existentes ao longo do troço, e a substituição dos tabuleiros e reforço dos pilares de duas centenárias pontes ferroviárias, foram outros dos trabalhos.

De acordo com a IP, o troço entre Elvas e Caia "complementará" o novo canal ferroviário em construção entre Évora e a Linha do Leste, "numa lógica de desenvolvimento evolutivo" das ligações ferroviárias a Espanha, no quadro da Rede Transeuropeias de Transportes.

A IP salienta que o Corredor Internacional Sul pretende reduzir o tempo de trajeto, em consequência da utilização de comboios de tração elétrica entre Sines e Caia, e "aumentar a eficiência e atratividade" do transporte ferroviário de mercadorias, ao permitir a circulação de comboios de mercadorias com 750 metros de comprimento.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório