Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Presidente chinês visita Myanmar e assina 33 acordos comerciais

O Presidente chinês Xi Jinping assinou hoje com a líder de facto do Governo de Myanmar, Aung San Suu Kyi 33 acordos comerciais e um programa de infraestruturas.

Presidente chinês visita Myanmar e assina 33 acordos comerciais
Notícias ao Minuto

14:05 - 18/01/20 por Lusa

Economia Myanmar

A visita de dois dias do Presidente chinês ocorre numa altura em que os investidores ocidentais evitam Myanmar (antiga Birmânia) devido à polémica que envolve a perseguição à minoria muçulmana dos rohingyas.

Uma onda de repressão lançada em 2017 contra esta minoria muçulmana, que foi classificada como genocídio pelas Nações Unidas, forçou cerca de 740 mil rohingyas a refugiarem-se no Bangladesh.

Porém, apesar da desaprovação internacional, Pequim continua a apoiar firmemente Myanmar.

Xi considerou a sua visita como "um momento histórico" para as relações entre os dois países vizinhos, segundo o jornal Global New Light of Myanmar e mencionou a "injustiça e desigualdade nas relações internacionais".

A China é atualmente o maior investidor em Myanmar, gerando desconfiança da opinião pública e das intenções dos governantes do país, acentuada pelos poucos detalhes conhecidos dos 33 acordos.

Um deles consiste num pacto de acionistas e uma concessão referente ao porto de águas profundas e à zona económica de Kyaukhphyu, localizada no Estado de Rakhine.

Outro dos acordos assinados é uma carta de intenções para o "novo desenvolvimento urbano" da capital birmanesa, Naypyidaw (ex-Rangum), e estudos de viabilidade para ligações ferroviárias.

O objetivo do protocolo é criar um "corredor económico China-Birmânia", que seja uma porta de entrada para o Oceano Índico na China.

Dezenas de manifestantes reuniram-se hoje em Naypyidaw para recordar a controvérsia em torno da barragem de Myitsone, no norte do Estado de Kachin - que não foi incluída nos acordos depois da china ter assinado um contrato de construção em 2009 e que não foi cumprido.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório