Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Obras do metro em Arroios têm 18 meses para estarem concluídas

O Metropolitano de Lisboa (ML) anunciou hoje que assinou na sexta-feira o auto de consignação para as obras de ampliação e reformulação da estação de Arroios, as quais têm previsto um prazo de execução de 18 meses.

Obras do metro em Arroios têm 18 meses para estarem concluídas
Notícias ao Minuto

12:02 - 18/01/20 por Lusa

Economia Metro

Em comunicado enviado à agência Lusa, o ML explica que a empreitada foi adjudicada pelo preço contratual de mais de 6.6 milhões, acrescido de IVA.

"Os trabalhos de reabilitação da estação Arroios visam ampliar o cais da estação de 70 para 105 metros, de forma a receber composições de seis carruagens, a reformulação dos átrios, incluindo a reorganização dos espaços de apoio à exploração, e a introdução de elevadores para acesso a pessoas de mobilidade condicionada, garantindo assim a prestação do serviço público de transporte, nas condições de exploração e segurança", explica a nota.

O objetivo é o de "melhorar a qualidade e a velocidade de serviço na rede, para benefício dos mais de 600 mil clientes que diariamente utilizam o Metro de Lisboa".

"O Metropolitano de Lisboa continuará a envidar todos os esforços no sentido de garantir a conclusão das obras de ampliação e remodelação da estação de Arroios no prazo previsto [18 meses]", acrescenta o ML.

A obra teve início em julho de 2017, com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2019.

Contudo, em janeiro de 2019, a empresa rescindiu o contrato com o empreiteiro da obra da estação de Arroios, na linha Verde, devido ao atraso dos trabalhos, lançando um novo concurso em fevereiro do mesmo ano.

Em 5 de setembro, a empresa aprovou a adjudicação desse concurso e remeteu o procedimento em 08 de novembro de 2019 para visto prévio do Tribunal de Contas.

A declaração de conformidade do Tribunal de Contas foi promulgada em 27 de dezembro de 2019 e enviada à empresa no dia 30 desse mesmo mês, de acordo com o comunicado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório