Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Agricultores portugueses estão "preparados para uma transição no setor"

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, sublinhou, durante uma visita à Semana Verde Internacional de Berlim, que os agricultores portugueses estão "preparados e motivados" para a "transição" para práticas mais sustentáveis.

Agricultores portugueses estão "preparados para uma transição no setor"
Notícias ao Minuto

18:25 - 17/01/20 por Lusa

Economia Governo

"Sabem que isto não é uma inevitabilidade, é uma necessidade, e sentem-se parte desta mudança. Aquilo que tentamos fazer em Portugal é trazer os agricultores para connosco discutirem modelos, propostas, e depois, tendo por base os recursos nacionais e da União Europeia, podermos alavancar este modelo de transição", realçou a ministra em declarações à agência Lusa.

Maria do Céu Albuquerque visitou as nove empresas portuguesas que participam, com o apoio da Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, Inovcluster, na 85.ª edição da "Internationale Grüne Woche Berlin" que espera receber 400 mil visitantes.

Várias vias de Berlim foram ocupadas hoje por cerca de mil tratores, numa manifestação dos agricultores alemães, que também aconteceu em várias outras cidades do país, a protestar contra as regulamentações governamentais planeadas para proteger o ambiente e que consideram prejudiciais para o setor.

"Encontramo-nos num período de transição porque todos temos consciência que os nossos recursos naturais são finitos, que nós, para garantirmos a nossa existência, temos de fazer diferente e a agricultura é um contribuinte líquido para fazermos face a este modelo de transição", defendeu a ministra da Agricultura.

"Temos, cada vez mais, de transitar para meios de produção biológica, orgânica, mais consciente da utilização eficiente dos recursos, como é o caso da água, respeitando o solo. Queremos fazer esta transição justa, onde [os agricultores] não percam competitividade, onde possam alavancar a sua atividade económica, mas com respeito cada vez maior pelo ambiente e por boas práticas", salientou.

A governante sublinhou a importância da digitalização e das novas tecnologias como forma de modernização da agricultura, tornando-a mais sustentável, e também de atrair jovens para esta profissão.

"Esta mudança é possível até porque o consumo também está a mudar, o consumidor está mais atento, e a Comissão Europeia apresentou o 'Green Deal', o pacto ambiental, e vai apresentar a sua declinação para a agricultura, [em que], claramente, quer corresponder a este modelo de transição para uma agricultura cada vez mais preparada para mitigar as alterações climáticas", sustentou a ministra.

Maria do Céu Albuquerque destacou o crescimento das exportações do setor agroalimentar, dando o exemplo do vinho que ocupa já o nono lugar a nível mundial.

"Estamos a olhar para muitos mercados. Ainda na semana passada, abrimos a possibilidade de mais cinco empresas exportarem carne de porco para a China. Temos um conjunto de oportunidades que estão sinalizadas (...) Neste momento, estamos atentos aos países asiáticos, onde há uma oportunidade imensa (...) São mercados exigentes, mas, em vicissitude de problemas que têm e do número de habitantes, são mercados com grande potencial para todos nós", frisou.

A Semana Verde Internacional de Berlim começou hoje e termina em 26 de janeiro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório