Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Vai comprar casa pela 1.ª vez? Tome nota destas dicas

A decisão de comprar casa deve ser ponderada e, para evitar cair em erros, o melhor é seguir algumas dicas.

Vai comprar casa pela 1.ª vez? Tome nota destas dicas
Notícias ao Minuto

07:00 - 19/01/20 por Notícias ao Minuto

Economia comparar casa

A decisão de comprar a primeira casa deve ser ponderada e, sobretudo, bem analisada, uma vez que se trata de um investimento elevado. 

"Esta é uma decisão que, acima de tudo, deve ser bem ponderada. Não se precipite, leve o tempo que precisar e adote uma estratégia financeira a pensar na forma como irá pagar a sua primeira casa, pois, se não estiver bem preparado, este encargo pode asfixiar as suas finanças nos anos que se seguem", sublinha o portal ComparaJá.pt

Tome nota de cinco dicas que podem ajudar: 

  1. Timing para a compra de casa - "Os preços das casas aumentam, caem e são influenciados por diversos fatores aliados à lei da oferta e da procura e ao próprio contexto económico. Escolher a melhor altura para comprar a primeira casa é algo que está intrinsecamente relacionado com os custos do crédito à habitação. Tendo em conta que a EURIBOR se encontra atualmente em mínimos históricos, financiar uma habitação é agora mais acessível. Nestas alturas em que as taxas estão apelativas – a juntar a reduções do spread dos bancos – é sempre uma boa oportunidade."
  2. Fazer planos a longo prazo - "Muito provavelmente, a primeira casa que comprar é para viver (e não para passar férias ou arrendar, por exemplo), mas será que pensou realmente no longo prazo? Coloque a hipótese de um dia mais tarde desejar vender a habitação. Se tal suceder, note que a localização terá um grande impacto não apenas no valor que irá ganhar com a venda, mas também com a facilidade em encontrar potenciais compradores."
  3. O tamanho importa - "Quando confrontado com uma escolha entre habitações com preços semelhantes, em que uma delas é abençoada com mais uns metros quadrados, é tentador escolher a maior e, na maioria dos casos, essa é uma jogada inteligente. Porém, uma propriedade grande pode pesar no seu orçamento mensal e desequilibrar as suas despesas."
  4. Comprar a primeira casa para arrendar será uma boa opção? - "Se os seus planos passarem por eventualmente vir a arrendar a casa que comprou, o melhor é, no momento da pesquisa, elaborar um pequeno estudo de mercado sobre as zonas onde são mais procuradas casas para arrendar."
  5. Programas de apoio à habitação - "Atualmente são mais os programas de incentivo ao arrendamento do que à compra de habitação, começando, nomeadamente, pelo Programa Porta 65, destinado a jovens até aos 35 anos de idade e com baixos rendimentos. Em termos processuais, é dada uma percentagem da renda aos candidatos aprovados, pelo período de 12 meses, renovável até atingir os 60 meses."

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório