Eurogrupo. Centeno decide segundo mandato "mais perto" de julho

Presidente do Eurogrupo mantém o seu futuro na instituição em aberto.

Eurogrupo: As primeiras palavras do vencedor, Mário Centeno

© Reuters

Notícias ao Minuto
17/01/2020 14:28 ‧ 17/01/2020 por Notícias ao Minuto

Economia

Eurogrupo

O ministro das Finanças e presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, não se compromete para já com um segundo mandato na instituição europeia, remetendo para "mais perto" de julho essa mesma decisão, disse em entrevista ao jornal alemão Süddeutsche Zeitung.

"O meu mandato termina a 13 de julho. Decidirei concorrer a um segundo mandato [como presidente do Eurogrupo] mais perto dessa data", disse Centeno, acrescentando: "Agora estou focado em concluir a agenda do 1.º semestre de 2020"

O atual presidente do Eurogrupo mantém, assim, em aberto a possibilidade de ingressar ou não num novo mandato à frente da instituição. De recordar que o presidente do Eurogrupo deve ser ministro das Finanças de um dos Estados-membros. 

Questionado sobre o primeiro excedente projetado para a economia portuguesa e sobre os riscos que podem levar a uma reviravolta do ciclo económico, Centeno mostrou-se confiante.

"A zona euro é agora muito mais sustentável, inclusive do lado da política orçamental. Não temos países em procedimento por défice excessivo. Os níveis de dívida pública estão a cair. Podemos enfrentar mudanças no ciclo de negócios com a máxima confiança. Portugal é realmente um exemplo disso", disse. 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas