A maioria dos passageiros da União Europeia não conhece os seus direitos, de acordo com um barómetro divulgado pela Comissão Europeia. Este resultado aplica-se aos viajantes de avião, comboio, autocarro ou navio e revela que apenas 43% dos cidadãos conhecem os seus direitos.
"A União Europeia é a única zona do mundo onde os cidadãos estão protegidos por um conjunto de direitos dos passageiros. No entanto, há que dar a conhecer estes direitos de forma mais eficaz e facilitar a sua compreensão e aplicação. As nossas regras devem também proporcionar maior segurança jurídica aos passageiros e à indústria", refere Adina Vălean, Comissária responsável pelos Transportes, citada num comunicado.
Para aumentar a percentagem dos que conhecem os seus direitos, Bruxelas diz que já "intensificou os esforços para esclarecer os direitos dos passageiros e para os divulgar mais amplamente", pode ler-se.
Estes resultados foram apurados com base num inquérito realizado entre 19 de fevereiro e 4 de março de 2019, tendo sido entrevistados 27.973 cidadãos da UE.