Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Crescimento de turismo no Centro sem sinais de abrandamento

O ciclo de crescimento da atividade turística no Centro do país "não dá sinais de abrandamento", com a região a crescer em 2019 quase o dobro da média nacional, revelou hoje o presidente da Turismo Centro.

Crescimento de turismo no Centro sem sinais de abrandamento
Notícias ao Minuto

16:47 - 15/01/20 por Lusa

Economia Turismo

Num primeiro comentário aos números do Instituto Nacional de Estatística revelados hoje, que apontam que, em novembro de 2019, o total de dormidas na região cresceu 12,4%, em comparação com novembro de 2018, Pedro Machado diz que o Centro "é um destino cada vez mais preferencial para os turistas", sobretudo nacionais.

"O crescimento da procura da região por parte de visitantes internos é uma realidade cada vez mais visível e importante, o que mostra que a estratégia de promoção que tem sido implementada é a mais correta", sublinha Pedro Machado.

O INE revela que, em novembro de 2019, o total de dormidas na região cresceu 12,4%, em comparação com novembro de 2018. "Uma subida notável, tendo em conta que, no mesmo período, as dormidas no país aumentaram em média 7,2%", sublinha a Entidade Regional.

A subida foi motivada, em grande parte, pelos visitantes internos, oriundos de outras regiões do país. Entre novembro de 2018 e novembro de 2019, as dormidas de visitantes nacionais aumentaram 16%, para 287.538 (tinham sido 247.880 em novembro de 2018).

Comparativamente, a média nacional de crescimento de dormidas de visitantes internos foi de 4,2%.

A procura do Centro de Portugal por parte de cidadãos estrangeiros também cresceu de forma sustentada, embora a um ritmo inferior. Em novembro de 2019, registaram-se na região 167.996 dormidas de visitantes internacionais, mais 6,8% que em novembro de 2018.

Em novembro de 2019, registou-se ainda um crescimento nos proveitos totais da atividade turística no Centro de Portugal, em comparação com novembro de 2018: os proveitos subiram 13,6% e ultrapassaram os 21,7 milhões de euros.

"Os números hoje conhecidos comprovam que os portugueses estão rendidos aos encantos do Centro de Portugal", refere Pedro Machado.

Antes de serem conhecidos estes números do INE, já a Turismo Centro tinha vaticinado que o ano de 2019 "terá sido o melhor de sempre para a atividade turística no Centro" do país, tendo sido registados aumentos sustentados no número de dormidas e nas receitas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório