Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Masdar e Cepsa criam empresa para desenvolver projetos de renováveis

A petrolífera Cepsa (Espanha) e a Masdar (Abu Dhabi) anunciaram hoje que decidiram criar uma empresa conjunta ('joint venture'), a Cepsa Masdar Renovables, para desenvolver projetos de energias renováveis em Portugal e Espanha.

Masdar e Cepsa criam empresa para desenvolver projetos de renováveis
Notícias ao Minuto

15:02 - 15/01/20 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia Renováveis

Em comunicado, a Cepsa explica que terá 50% da nova empresa, estando a outra metade nas mãos da Masdar.

objetivo inicial da Cepsa Masdar Renovables é atingir entre 500 e 600 megawatts (MW) de potência em projetos de energia eólica e solar fotovoltaica na Península Ibérica.

O presidente executivo da Cepsa, Philippe Boisseau, disse que a empresa quer expandir sua presença no setor das energias renováveis e que o acordo com o Masdar representa "uma importante alavanca" para o seu crescimento.

Masdar, uma subsidiária do fundo soberano dos Emirados Árabes Unidos, opera em Espanha desde 2008 através da Torresol Energy e fornece energia a mais de 107.000 lares.

Cepsa, propriedade da Mubadala Investment Company e do The Carlyle Group, possui instalações nas províncias de Cádiz e Sevilha (Andaluzia), onde gere a central solar térmica da Gemasolar.

A empresa espanhola também opera um parque eólico em Jerez de la Frontera (Andaluzia) com uma capacidade instalada de 28,8 MW e uma produção estimada de 72 gigawatts-hora (GWh) por ano.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório