Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Alemães provam produtos portugueses na Semana Verde de Berlim

Nove empresas portuguesas do setor agroalimentar repetem presença e clientela de toda a Alemanha estará na Semana Verde de Berlim, que começa na sexta-feira, sendo esperados nesta 85.ª edição autocarros de várias zonas com alemães em trajes típicos.

Alemães provam produtos portugueses na Semana Verde de Berlim
Notícias ao Minuto

14:50 - 15/01/20 por Lusa

Economia Semana Verde de Berlim

É a sétima vez consecutiva que Portugal participa nesta feira de dez dias com nove empresas, num espaço de 95 metros quadrados, números praticamente idênticos ao ano anterior, tal como os produtos, porque "no que está bem, não se mexe", garante à Lusa Carlos Lima, responsável da Unidade + Internacionalização da Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, Inovcluster.

"As pessoas já conhecem o nosso 'stand', visitam-nos todos os anos e adoram os nossos produtos", assegura.

"O produto mais procurado é o pastel de nata, é o mais conhecido, o que não implica que os rissóis, os pastéis de bacalhau, os enchidos, os queijos, os azeites ou vinhos sejam esquecidos. Nesta edição vamos ter tudo isso. Algumas empresas reforçam e levam outros produtos, mas não podem inovar muito porque as pessoas sabem o que querem", admite Carlos Lima.

De acordo com a Inovcluster, "os últimos dados sobre o comércio agroalimentar revelam um nível recorde das exportações da União Europeia". Em outubro de 2019 ascenderam a 14,7 milhões de euros, ou seja, mais 12% do que igual período do ano anterior.

"O setor é um dos grandes motores da economia nacional. Exportamos à volta de 90% do que produzimos. Esta feira é um palco privilegiado para mostrar a todo o mundo a qualidade dos produtos portugueses", adiantou Cláudia Domingues Soares, presidente da Inovcluster.

A Alemanha é um dos principais destinos dos produtos portugueses deste setor. "São clientes fiéis, estáveis, com poder económico, gostam dos nossos produtos e já os conhecem bem e isso faz com que os números aumentem de ano para ano", realça Carlos Lima.

A Semana Verde Internacional (Internationale Grüne Woche Berlin) junta durante dez dias empresas do setor agroalimentar de todo o mundo que mostram e vendem diretamente os seus produtos.

"Tem todo o tipo de clientes alemães. Chegam todos os dias autocarros, de todas as partes do país, em organizações conjuntas de várias regiões, que trazem até algumas pessoas com os trajes tradicionais, desde crianças a idosos", descreve o responsável da Unidade + Internacionalização.

"A localização é um facto muito importante, estamos numa zona onde passa muita gente. A organização estima que durante dez dias passam pela feira meio milhão de pessoas. Sentimos um grande orgulho nacional ao vermos que as pessoas provam, gostam, elogiam e voltam e isso faz-nos sentir concretizados, apesar de serem dias muito intensos", confessa.

A Semana Verde Internacional começa esta sexta-feira e termina no dia 26 de janeiro. No primeiro dia, a ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, vai visitar as empresas portuguesas presentes na feira.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório