Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Inflação no Reino Unido cai para 1,3% em 2019, um mínimo desde 2016

A taxa de inflação do Reino Unido foi de 1,3% em 2019, um mínimo desde finais de 2016, depois de recuar para 1,5% em dezembro face a novembro, informou hoje a agência nacional de estatística britânica.

Inflação no Reino Unido cai para 1,3% em 2019, um mínimo desde 2016
Notícias ao Minuto

11:44 - 15/01/20 por Lusa

Economia Brexit

A inflação britânica recuou inesperadamente para um mínimo de mais de três anos desde novembro de 2016 devido à descida dos preços dos hotéis ou à queda dos custos no setor a retalho, entre outros fatores, referem analistas citados pela agência Efe.

A descida da taxa de inflação poderia agora alimentar as expectativas entre os mercados financeiros de que o Banco de Inglaterra baixe as taxas de juro.

"A inflação baixou em dezembro porque os preços dos hotéis se mantiveram baixos", declarou hoje o responsável da agência de estatística britânica (Office for National Statistics, ONS), Mike Hardie.

O técnico sublinhou que a descida do preço da roupa feminina "com mais artigos em saldo" foi outro fator determinante para a descida da taxa de inflação.

Cerca de 33% dos hotéis inquiridos em dezembro para ONS confirmaram a queda dos preços e apenas 10% informaram que os tinham aumentado, revelou a ONS em comunicado.

Concretamente, os preços deste tipo de alojamento recuaram cerca de 7,5% entre novembro e dezembro, contra um aumento nos mesmos meses de 2018.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório