Meteorologia

  • 26 JANEIRO 2020
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 16º

Edição

PSI20 segue em alta com Jerónimo Martins a puxar por ganhos

Lisboa, 15 jan 2020 (Lusa) -- A bolsa de Lisboa seguia hoje a negociar em ligeira alta, em contraciclo com a Europa, com as ações da Jerónimo Martins a impulsionarem os ganhos ao subirem mais de 6%.

PSI20 segue em alta com Jerónimo Martins a puxar por ganhos
Notícias ao Minuto

09:50 - 15/01/20 por Lusa

Economia PSI20

Cerca de 09:00, o principal índice, o PSI20, seguia a negociar em alta de 0,79% para 5.334,08 pontos, com 11 ações em alta, quatro em baixa e três inalteradas.

Do lado dos ganhos, as ações da Jerónimo Martins eram as que mais puxavam pelas negociações, ao subirem 6,28% para 16,25 euros.

A empresa divulgou na terça-feira que as vendas subiram 7,5% no ano passado, face a 2018, para 18.638 milhões de euros, de acordo com os dados preliminares divulgados pelo grupo que detém a cadeia de supermercados Pingo Doce.

A Corticeira Amorim seguia também em alta de 0,69% para 11,60 euros, seguida da EDP que avançava 0,20% para 3,95 euros.

Do lado das perdas, as ações que mais pressionavam as negociações, evitando maiores ganhos do PSI20, eram as da Galp e as da REN, que recuavam 0,81% para 15,29 euros e 0,54% para 2,78 euros.

O BCP, por seu turno, seguia a desvalorizar 0,40% para 0,20 euros.

As principais bolsas europeias estavam hoje em baixa, com os investidores à espera que Washington e Pequim assinem hoje a "fase um" do acordo comercial entre os dois países e dados macroeconómicos dos Estados Unidos e da zona euro.

Analistas citados pela Efe referem que os investidores vão estar pendentes dos primeiros indicadores industriais de janeiro nos Estados Unidos e do Livro Bege, que servirá para preparar a próxima reunião da Reserva Federal dos Estados Unidos, prevista para 29 de janeiro, para a qual não se esperam movimentos das taxas de juros.

Os investidores também vão estar atentos ao índice de produção industrial da zona euro correspondente a novembro, bem como à taxa de inflação da zona euro.

Tendo em conta a assinatura do acordo comercial entre os Estados Unidos e a China, Washington anunciou que vai eliminar a designação da China da lista de países "manipuladores de divisas".

Entretanto a tensão no Médio Oriente a tensão entre os Estados Unidos e o Irão está de momento apaziguada.

A nível cambial, o euro abriu hoje em baixa no mercado de câmbios de Frankfurt, a cotar-se a 1,1123 dólares, contra 1,1131 dólares na terça-feira.

O barril de petróleo Brent para entrega em março de 2020 também abriu hoje em baixa, a cotar-se a 64,26 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, contra 64,49 dólares na terça-feira.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório