Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Começar já a poupar? Estas 10 dicas vão ajudá-lo a ser bem-sucedido

Começar o ano a planear as suas poupanças pode ser um passo fundamental no caminho de uma gestão financeira bem-sucedida.

Começar já a poupar? Estas 10 dicas vão ajudá-lo a ser bem-sucedido
Notícias ao Minuto

07:00 - 12/01/20 por Notícias ao Minuto

Economia Poupar

Começar o ano a estabelecer um plano de poupança pode ser meio caminho andado para ser bem-sucedido na gestão do seu orçamento doméstico. Se não sabe por onde começar, siga estas 10 dicas da clínica especializada em finanças pessoais Doutor Finanças

  1. Transferir o crédito habitação - "Aproveitando este dinamismo do mercado é possível obter melhores condições, através da transferência do crédito habitação, sendo esta uma das principais iniciativas que permitirá aumentar a sua poupança. Esta poupança tem um efeito imediato na prestação mensal, mas também pode permitir poupar muito dinheiro no valor de juros a pagar durante todo o crédito."
  2. Consolidar Créditos - "Se tem vários créditos, como por exemplo um crédito automóvel, um crédito para o seu computador e ainda um crédito pessoal que fez para as férias, saiba que pode ganhar dinheiro se juntar todos os créditos num só através da consolidação de créditos. Trata-se de uma forma de poupança imediata, uma vez que os encargos mensais com créditos diminuem."
  3. Utilizar um plano de entregas para a sua poupança - "Esta poupança deve ser feita logo no início do mês e não com o que sobra mensalmente. Para ajudar nesta tarefa os bancos dispõem de um serviço que facilita esta tarefa, e que automaticamente no dia estipulado por nós, transfere para a nossa poupança um montante também determinado por nós."
  4. Controlar as despesas e receitas - "Organizar as finanças pessoais nem sempre é tarefa fácil. Existem disponíveis várias ferramentas e aplicações que nos ajudam a fazer esse controlo, como por exemplo o Boonzi, que permite que a tarefa fica mais facilitada. Esta é uma aplicação informática que ajuda a manter as nossas finanças em ordem, permitindo visualizar em tempo real a nossa situação financeira em detalhe, os nossos hábitos de consumo, o estado das nossas poupanças ou até definir objetivos mensais a atingir."
  5. Negociar dividas - "Se sentimos que os créditos vão comprometer a vida financeira em 2020, o Doutor Finanças sugere que se tente fazer uma renegociação desses mesmos créditos junto das entidades credoras.
  6. Fazer uso de débitos diretos - "Os débitos diretos são ótima ferramenta para manter as contas em dia. Se o valor das despesas fixas for debitado diretamente da nossa conta, evitam-se esquecimentos e consequentes taxas adicionais ou coimas a serem cobradas. Contudo, devemos continuar a conferir as nossas faturas e extratos bancários, de forma a evitar o pagamento de débitos diretos de serviços que já não estão a ser utilizados."
  7. Analisar os seus seguros - "É necessário identificarmos as nossas necessidades e fazermos uma análise das apólices que já possuímos. Só após uma análise adequada dos riscos que pretendemos cobrir será possível encontrar o seguro ideal para cada situação. O Doutor Finanças dispõe de uma equipa de profissionais especializados que ajudam a encontrar o seguro que melhor se adequa às necessidades do cliente, evitando, ao mesmo tempo, burocracias e custos processuais."
  8. Falar de finanças em família - "Falar de finanças a dois e/ou em família é fundamental para o equilíbrio do orçamento. É necessário que sejam discutidas as despesas e as receitas, bem como as prioridades de cada membro da família. Se existirem cortes ou ajustes a fazer, todos deverão participar de uma forma justa, uma vez que no final das contas todos vão beneficiar."
  9. Poupar para realizar sonhos - "Da mesma forma que é importante poupar para construir um fundo de emergência e ter uma bolsa financeira para alguma eventualidade, também é importante que alguma dessa poupança sirva para fazer algo que lhe dê prazer. Seja um jantar num restaurante onde sempre quis ir, uma viagem ou para algo que sempre se sonhou ter. Equilibrar as finanças e conhecer a fundo as receitas vai fazer com que se tomem melhores decisões financeiras e ao mesmo tempo se consigam realizar sonhos e atingir objetivos que se pensava não serem possíveis."
  10. 'Não deixar para amanhã a poupança que pode começar já hoje' - "Não utilizar desculpas para deixar esta tarefa para depois. É certo que o ano ainda mal começou, mas nunca é cedo para começar a trabalhar na poupança. Quanto mais cedo organizarmos o nosso orçamento e começarmos a poupar dinheiro, mais cedo vamos recolher os frutos desse esforço e quem sabe o Natal de 2020 não vai ser mais recheado de presentes ou a passagem de ano não vai ser no sítio que sempre sonhou."

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório