Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Estas são as principais ameaças para o setor financeiro em 2020

As 'ciberameaças' financeiras são consideras das mais perigosas para o setor. Em último caso, uma ameaça deste género pode significar fortes perdas para o sujeito em questão.

Estas são as principais ameaças para o setor financeiro em 2020
Notícias ao Minuto

07:05 - 11/01/20 por Notícias ao Minuto

Economia Banca

No ano passado já ocorreram alguns ataques informáticos motivados por interesses financeiros e a tendência é que possam existir mais, uma vez que a tecnologia está em constante evolução. Para antecipar estes acontecimentos, a Kaspersky elaborou um estudo com base nas principais ameaças para o setor da banca este ano. 

"Em 2020, os agentes de 'ciberameaças' financeiras poderão começar a direcionar a sua atividade para aplicações de investimento, sistemas de processamento de dados financeiros online e futuras criptomoedas", refere a empresa, num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Eis as principais ameaças: 

  • Ataques a fintechs: "Nem todas estas aplicações utilizam as melhores técnicas de segurança, como a autenticação multifatorial ou a proteção da conexão da app, o que faz com que os hackers encontrem aqui uma forma potencial de atacar os utilizadores". 
  • Novos programas maliciosos para banca online: "A investigação e a vigilância de determinados fóruns por parte da Kaspersky sugerem que o código fonte de alguns dos 'trojans' mais populares de 'mobile banking' sejam divulgados e se tornem de domínio público". 
  • Acesso a infraestruturas bancárias através de pagamento: "Em 2020, os especialistas da Kaspersky contam com um aumento da atividade de grupos especializados na venda de acessos à rede de bancos nas regiões de África e Ásia, assim como da zona este da Europa". 
  • Magecarting 3.0: "Mais grupos de hackers vão-se concentrar em sistemas de processamento de pagamentos online. (...) Os ataques mais perigosos serão produzidos contra as empresas que prestam serviços, como as de comércio eletrónico, o que colocará em risco milhares de empresas". 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório