Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Empresas perspetivam aumento de 2,1% nas exportações de bens em 2020

As empresas exportadoras de bens perspetivam um crescimento nominal de 2,1% das suas exportações em 2020 face ao ano anterior, segundo dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Empresas perspetivam aumento de 2,1% nas exportações de bens em 2020
Notícias ao Minuto

11:30 - 10/01/20 por Lusa

Economia Empresas

As empresas esperam um acréscimo de 1,1% nas exportações para os mercados Extra União Europeia (UE) e de 2,4% para os países Intra-UE.

Excluindo os combustíveis e lubrificantes, o aumento esperado é de 1,7% em 2020.

Estes valores, de acordo com o INE, apresentam uma desaceleração face às perspetivas indicadas pelas empresas para 2019 no inquérito precedente [de 4%], tanto para o total das exportações como para o total sem combustíveis e lubrificantes.

Em maio de 2020 será realizada uma nova edição deste inquérito, para atualização das perspetivas das empresas relativas à exportação de bens para 2020, que corresponderá à segunda previsão.

As perspetivas referem-se a variações nominais, traduzindo assim o efeito combinado das variações esperadas de preços e de quantidades.

"No caso particular dos Combustíveis e lubrificantes, os preços observados têm-se caracterizado por volatilidade e amplitudes de variação muito elevadas, dominando em geral o sentido e a magnitude das variações nominais do comércio internacional deste tipo de produtos", sinaliza o INE.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório