Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Novabase conclui a venda de negócio da análise de dados à Vinci Energies

A Novabase vendeu o negócio de análise de dados para os setores de governo, transportes e energia à Vinci Energies por 33 milhões de euros, foi hoje comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Novabase conclui a venda de negócio da análise de dados à Vinci Energies
Notícias ao Minuto

19:24 - 09/01/20 por Lusa

Economia Vinci Energies

"A Novabase [...] concretizou hoje, juntamente com a sua subsidiária indireta Novabase Consulting SGPS, S.A., a alienação à Vinci Energies Portugal, S.A., do negócio 'Application and Data Analytics' para os setores de Governo, Transportes e Energia ('Negócio GTE')", lê-se na informação remetida ao mercado.

O preço pago pelo comprador foi de 33 milhões de euros, mas a este valor pode acrescer um "potencial 'earn-out'" de três milhões de euros, dependente da 'performance' final do negócio GTE em 2019.

A empresa ressalvou ainda que, tendo em conta as cláusulas de ajustamento de preço acordadas pelas partes, não é possível estimar, com precisão, a contrapartida final que pode vir a ser obtida com a transação, bem como a mais-valia que a Novabase vai receber com a conclusão desta.

Assim, a Novabase "não atualiza a estimativa de mais-valia de 12 milhões de euros e 15 milhões de euros", anteriormente divulgada.

O negócio GTE emprega atualmente perto de 400 colaboradores e representou uma faturação de 35 milhões de euros em 2018.

Em comunicado, a Vinci Energies notou que com este negócio reforça "a sua posição de liderança em Portugal", alargando o portfólio de serviços e soluções da Axians, marca dedicada à área das tecnologias de informação e comunicação.

A Vinci passa assim a contar com mais de 1.600 colaboradores "para responder aos grandes desafios da transição energética e da transformação digital".

De acordo com a Vinci a equipa de cerca de 400 colaboradores que se junta à Axians Portugal é "uma referência em 'know-how' [conhecimento] e sofisticação nacional e internacionalmente", que vai acelerar "ainda mais" o crescimento da marca junto de "relevantes organizações".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório