Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Preço médio de casas novas em Hong Kong cai 25%

A agitação social e política vivida o ano passado em Hong Kong fez cair o preço médio das casas novas para o valor mais baixo dos últimos quatro anos, noticiou hoje a imprensa local.

Preço médio de casas novas em Hong Kong cai 25%
Notícias ao Minuto

08:24 - 09/01/20 por Lusa

Economia Hong Kong

Face a 2018, o preço médio das casas a estrear na ex-colónia britânica, conhecida por ter o mercado imobiliário mais caro do mundo, caiu 25% no ano passado para 10,87 milhões de dólares de Hong Kong (1,3 milhões de euros), refere o jornal South China Morning Post.

Especialistas do setor imobiliário preveem, segundo o mesmo jornal, um novo declínio nos preços da habitação em 2020, com algumas previsões a indicarem uma queda de 15%.

A habitação no importante centro financeiro mundial atingiu preços exorbitantes nos últimos anos, tornando Hong Kong na cidade mais cara do mundo para a compra de imóveis.

A dificuldade de acesso à habitação é um dos motivos da agitação social na cidade, palco de protestos antigovernamentais que entraram agora no oitavo mês e que começaram contra uma polémica proposta de alterações à lei de extradição.

Meses de protestos, por vezes violentos, colocaram a economia de Hong Kong em recessão pela primeira vez numa década, devido à queda nas importações e exportações, nas vendas a retalho e dos números do turismo.

O setor imobiliário é um dos motores económicos da antiga colónia britânica e o efeito dos protestos é impressionante: o subíndice formado pelas principais empresas do setor na Bolsa de Hong Kong caiu 12,6%, do seu pico em 2019, em abril, até ao final do ano.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório