Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Plenário na TVI debate criação de Comissão de Trabalhadores

Os trabalhadores da TVI, detida pela Media Capital, reuniram-se hoje em plenário, com a presença do Sindicato dos Jornalistas (SJ) e debateram a criação de uma Comissão de Trabalhadores, numa altura de negociações avançadas com a Cofina.

Plenário na TVI debate criação de Comissão de Trabalhadores
Notícias ao Minuto

19:57 - 08/01/20 por Lusa

Economia Cofina/Media Capital

Esta reunião foi "mais para esclarecimentos dos trabalhadores", com a presença da advogada do SJ para responder a perguntas dos jornalistas, disse fonte sindical.

Entre os assuntos debatidos, foi abordada a necessidade de criar uma Comissão de Trabalhadores (CT) na TVI, órgão que não existe atualmente, "porque não se sabe o que vem aí", segundo a mesma fonte.

Referiu ainda que "o sindicato esteve a esclarecer as questões que se punham, o problema da concentração, da pluralidade os problemas laborais associados aos possíveis despedimentos", que possam existir depois de finalizada a aquisição da Media Capital pela Cofina, que já foi aprovada pela Autoridade da Concorrência.

No passado dia 18 de dezembro, o SJ e o Sindicato dos Trabalhadores de Telecomunicações e Comunicação Audiovisual (STT) juntaram-se a um protesto dos trabalhadores da TVI na sede, em Lisboa, e na delegação do Porto.

Em comunicado, nesse dia, o SJ referiu que "os trabalhadores, entre os quais jornalistas e técnicos, juntaram-se à porta dos respetivos locais de trabalho para exigirem respeito da administração, numa altura em que está em curso a compra da Media Capital pela Cofina", dona do Correio da Manhã.

"Exigiram 'respeito' da administração, queixando-se de que não lhes foi dada qualquer informação sobre o processo de venda da estação, temendo que a compra signifique despedimentos e mais precariedade na empresa", bem como também "protestam contra os baixos salários no grupo e a crescente precariedade laboral".

O processo de progressões na carreira, que deverá avançar em 2020, é outra das preocupações, dado que, até ao momento, os trabalhadores não foram informados de que forma está a correr, exigindo garantias de que a definição das carreiras vai mesmo avançar, acrescentou o SJ.

"A precariedade na TVI, especialmente entre os mais novos, na maioria pessoas contratadas a uma empresa de trabalho temporário, Hospedeiras de Portugal, foi outro dos problemas que juntou os trabalhadores no protesto", salientou.

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) apontou, no parecer em que deu 'luz verde' à aquisição da Media Capital pela Cofina, vários riscos da operação, como o de encerramento de meios ou fragilizar a independência jornalística.

No documento, publicado no 'site' do organismo, a ERC dá conta de que a operação poderá conduzir ao "encerramento de órgãos de comunicação social da empresa resultante" do processo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório