Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Cerca de cem carros da Uber em marcha lenta contra redução de preços

Perto de cem carros da Uber partiram hoje de Belém, em Lisboa, pelas 11:40 numa marcha lenta de protesto contra a redução dos preços pela plataforma eletrónica.

Cerca de cem carros da Uber em marcha lenta contra redução de preços
Notícias ao Minuto

12:29 - 06/01/20 por Lusa

Economia Uber

A marcha lenta começou em Belém e termina no 'green hub' da Uber nas Amoreiras.

Com esta redução de preços, os motoristas com quem a agência Lusa falou no local queixam-se que será reduzida a margem de lucro, considerando que não se pode "estar a trabalhar para aquecer".

"Aquilo que está a acontecer vai contra a própria lei 45 que diz que não se pode fazer viagens abaixo do preço de custo", disse à Lusa Marcos Pais, adiantando tratar-se já da terceira redução de preços.

Os motoristas da Uber receberam na semana passada uma mensagem que dizia: "Novos preços, maior rentabilidade".

"Aquilo que parecia ser uma boa notícia veio, no entanto, a confirmar-se que não era nada de bom", disse Maria Gomes.

"Em três anos e meio as coisas mudaram bastante. Ao início dava, mas o modelo de negócio criado não dá para individuais, disse.

Grupos de motoristas da Uber convocaram pelas redes sociais, nomeadamente no WhatsApp, uma ação de protesto no fim de semana e para hoje contra a redução dos preços pela plataforma eletrónica.

Segundo um motorista no Porto contactado pela Lusa, essa redução de preços vai diminuir a margem de lucro por viagem dos motoristas para níveis insustentáveis.

Num 'flyer' a apelar à greve divulgado na internet, com a 'hashtag' '#uberoff', os motoristas e parceiros da Uber dizem estar "cheios de cortes e de tarifas cada vez menores, enquanto as despesas aumentam cada dia".

Está ainda a decorrer uma petição pública 'online', em https://peticaopublica.com/mobile/pview.aspx?pi=PT95559, que às 12:15 de hoje tinha sido subscrita por 1.930 pessoas.

Os signatários pedem a intervenção do Presidente da República, do Governo, dos deputados e dos partidos com assento parlamentar contra os "constantes atropelos" à lei para o setor da atividade de TVDE (transporte individual e remunerado de passageiros em veículos descaracterizados a partir de plataforma eletrónica).

Entre os atropelos, criticam os preços das tarifas praticadas, estabelecidas pelas plataformas eletrónicas que "alteram os valores (sempre baixando os preços) sem preocupação com a remuneração de cada parceiro/motorista", tornando "insuportável os valores inerentes" à atividade.

Contactada pela Lusa, fonte oficial da UBER afirmou que "os motoristas podem escolher livremente estar ligados à aplicação, sendo que a Uber não impõe qualquer limitação nesse aspeto", competindo-lhe "oferecer o melhor valor possível tanto a motoristas como utilizadores", para poder "continuar a contar com a preferência de ambos".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório