Portugal é o quinto país da União Europeia (UE) onde a percentagem de pessoas sem dinheiro para aquecer a casa é mais elevada, cerca de 19%, de acordo com os dados divulgados esta segunda-feira pelo Eurostat. O país onde esta percentagem é mais elevada é a Bulgária (34%).
O relatório com os dados mais recentes divulgado pela agência de estatísticas da UE revela que em Portugal 19,4% dos cidadãos não tinha condições económicas para garantir o aquecimento das suas habitações, em 2018.
Com uma percentagem superior à de Portugal estão a Bulgária (34%), a Lituânia (28%), a Grécia (23%) e o Chipre (22%), por esta ordem.
"Em 2018, 7% da população da UE disse, num inquérito realizado em toda a UE, que não se podia dar ao luxo de manter as suas casas suficientemente aquecidas. Esta percentagem atingiu o pico em 2012 (11%) e desde então tem-se reduzido consecutivamente", pode ler-se no relatório do Eurostat.
Do lado oposto, as percentagens mais baixas foram registadas na Áustria, na Finlândia, no Luxemburgo, nos Países Baixos, na Estônia e na Suécia - com percentagens em torno dos 2%.