Somos o 5.º país da UE com mais pessoas sem dinheiro para aquecer a casa

Os dados mais recentes, divulgados pelo Eurostat, revelam que 19,4% dos portugueses não tinham condições económicas de manter as suas casas quentes.

Somos o 5.º país da UE com mais pessoas sem dinheiro para aquecer a casa

© iStock

Beatriz Vasconcelos
06/01/2020 10:32 ‧ 06/01/2020 por Beatriz Vasconcelos

Economia

aquecimento

Portugal é o quinto país da União Europeia (UE) onde a percentagem de pessoas sem dinheiro para aquecer a casa é mais elevada, cerca de 19%, de acordo com os dados divulgados esta segunda-feira pelo Eurostat. O país onde esta percentagem é mais elevada é a Bulgária (34%). 

O relatório com os dados mais recentes divulgado pela agência de estatísticas da UE revela que em Portugal 19,4% dos cidadãos não tinha condições económicas para garantir o aquecimento das suas habitações, em 2018. 

Com uma percentagem superior à de Portugal estão a Bulgária (34%), a Lituânia (28%), a Grécia (23%) e o Chipre (22%), por esta ordem. 

"Em 2018, 7% da população da UE disse, num inquérito realizado em toda a UE, que não se podia dar ao luxo de manter as suas casas suficientemente aquecidas. Esta percentagem atingiu o pico em 2012 (11%) e desde então tem-se reduzido consecutivamente", pode ler-se no relatório do Eurostat.

Do lado oposto, as percentagens mais baixas foram registadas na Áustria, na Finlândia, no Luxemburgo, nos Países Baixos, na Estônia e na Suécia - com percentagens em torno dos 2%.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas