Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Portugal estreia-se na maior feira do têxtil lar do mundo

Portugal, que se tem destacado no setor do têxtil lar pela sua capacidade inovadora, vai apresentar, pela primeira vez, uma mostra de produtos sustentáveis na Heimtextil, a maior feira mundial que começa terça-feira, em Frankfurt.

Portugal estreia-se na maior feira do têxtil lar do mundo
Notícias ao Minuto

15:45 - 05/01/20 por Lusa

Economia Alemanha

Na Heimtextil, que celebra 50 anos, vão estar presentes 78 empresas portuguesas que vão ocupar 5.800 metros quadrados de espaço de exposição. Portugal é o décimo maior país a expor nesta feira e cresceu, na última década, cerca de 45% em área ocupada.

"A indústria portuguesa caracteriza-se sobretudo por fornecer roupa de cama e banho e é, na Europa, a principal a desempenhar esta função", sublinhou Cristina Motta, representante oficial da feira de Frankfurt para Portugal.

"Nesta feira, as empresas encontram clientes de todo o mundo, da Europa aos Estados Unidos da América. Portugal especializou-se no 'private label' e, ao fornecer para terceiros, cumpre com todos os critérios de exigência das mais importantes marcas internacionais", revelou, em declarações à agência Lusa.

A Heimtextil é a feira de têxtil lar mais importante a nível mundial. Reúne mais de 3.000 expositores de 65 países, contando com mais de 67.000 visitantes de 156 países.

"Reveste-se de uma importância particular para as empresas portuguesas, temos uma indústria de têxtil lar muito forte, não muito conhecida em Portugal porque é orientada sobretudo para o fabrico para outras marcas", adiantou Cristina Motta.

A representante acrescentou que "a feira celebra 50 anos de existência e Portugal está presente há mais de 40", sublinhando que "o pior ano das últimas duas décadas terá sido o de 2010, [que] foi mau para empresas de todo o mundo e as portuguesas não escaparam".

"No entanto, a partir daí houve uma recuperação francamente positiva, todos os anos têm aumentado o número de empresas e a área", reforçou.

Além disso, conseguiu ser o país com "mais capacidade de inovação, fornecendo um serviço completo".

"Neste momento vemos que Portugal, quer no têxtil lar, quer no vestuário, está a posicionar-se na liderança no futuro próximo, isto é, encontrar soluções para a economia circular e para a sustentabilidade", destacou a representante oficial da feira de Frankfurt para Portugal.

A Associação Selectiva Moda em conjunto com o centro tecnológico CITEVE, que desenvolvem o projeto "Green Circle", vão ter, pela primeira vez, um stand de produtos inovadores de têxtil lar focados nos princípios da sustentabilidade e da economia circular.

A Heimtextil decorre em Frankfurt entre 07 e 10 de janeiro e terá a visita do secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Correia Neves, no dia 08.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório