Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

PSI20 segue negativo alinhado com Europa

A bolsa de Lisboa seguia em terreno negativo, mantendo a tendência da abertura, e alinhado com as principais congéneres europeias, com os investidores atentos ao aumento das tensões geopolíticas entre os EUA e o Médio Oriente.

PSI20 segue negativo alinhado com Europa
Notícias ao Minuto

09:30 - 03/01/20 por Lusa

Economia PSI 20

Pelas 09h00 (hora em Lisboa), o principal índice, o PSI20, seguia a recuar 0,79% para 5.224,28 pontos, com 16 ações em baixa, uma em alta e uma inalterada.

Do lado das perdas, a Mota Engil e a Sonae Capital lideravam, com descidas de 1,42% e 1,30% para 1,87 euros e 0,76 euros, respetivamente.

O BCP seguia a recuar 1,14% para 0,21 euros, a Jerónimo Martins descia 0,70% para 14,81 euros e a EDP perdia 0,18% para 3,84 euros.

As ações da Galp Energia eram as únicas a negociar em terreno positivo, a subirem 1,27% para 15,17 euros.

Lisboa seguia alinhada com a tendência das principais bolsas europeias, penalizadas pelo aumento das tensões no Médio Oriente depois dos EUA terem ordenado a morte do comandante da força de elite iraniana Al-Quds, Qassem Soleimani, num ataque aéreo ao aeroporto de Bagdad.

As tensões no Médio Oriente fizeram já disparar o preço do crude, que no caso do Brent, de referência na Europa, subia 3% na abertura até aos 68,47 dólares.

A representação diplomática dos EUA pediu aos norte-americanos no Iraque "que partam de avião o mais rápido possível" ou saiam "para outros países por via terrestre".

As principais passagens de fronteira do Iraque levam ao Irão e à Síria, mas há outros pontos de passagem para a Arábia Saudita e a Turquia.

O assassínio do general iraniano Qassem Soleimani, enviado da República Islâmica ao Iraque, representa "uma escalada perigosa da violência", disse hoje a presidente da Câmara dos Deputados norte-americana, a democrata Nancy Pelosi.

A Guarda Revolucionária confirmou a morte do general Qassem Soleimani, na sequência de um ataque aéreo, na manhã de hoje, contra o aeroporto de Bagdad, que também visou o 'número dois' da coligação de grupos paramilitares pró-iranianos no Iraque, Abu Mehdi al-Muhandis, conhecida como Mobilização Popular [Hachd al-Chaabi].

O Presidente dos Estados Unidos ordenou a morte do comandante da força de elite iraniana Al-Quds, general Qassem Soleimani, anunciou o Pentágono num comunicado.

Na nota, o Pentágono disse que Soleimani estava "ativamente a desenvolver planos para atacar diplomatas e membros de serviço norte-americanos no Iraque e em toda a região".

O líder supremo do Irão, Ali Khamenei, prometeu hoje vingar a morte do general iraniano Qassem Soleimani e declarou três dias de luto nacional.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório