Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Central flutuante da EDP dá 1.º passo para fornecer energia limpa

Rede nacional está a receber desde 31 de dezembro a eletricidade gerada em mar alto na central eólica offshore Windfloat Atlantic.

Central flutuante da EDP dá 1.º passo para fornecer energia limpa
Notícias ao Minuto

07:51 - 03/01/20 por Notícias ao Minuto

Economia EDP

A primeira das três plataformas do projeto WindFloat Atlantic foi conectada com sucesso a 31 de dezembro, após instalação do cabo de 20 quilómetros entre o parque eólico e a estação instalada em Viana do Castelo, anunciou a elétrica, na quinta-feira.

O parque eólico irá atingir a capacidade de 25 megawatt (MW) com a instalação das outras duas unidades do projeto do consórcio Windplus, referiu a EDP, em comunicado

"O arranque deste parque eólico possibilita aceder a áreas marítimas sem precedentes e representa um avanço tecnológico significativo em termos de descarbonização da economia portuguesa", pode ler-se. 

Esta primeira plataforma vai permitir abastecer a rede elétrica portuguesa com a energia produzida pela sua turbina eólica de 8,4 MW, "a maior alguma vez instalada numa plataforma flutuante a nível mundial".

O consórcio Windplus é constituído pela EDP Renováveis (54,4%), Engie (25%), Repsol (19,4%) e Principle Power Inc. (1,2%).

WindFloat Atlantic utiliza tecnologia "de ponta", fornecida pela Principle Power, que vai permitir a instalação das plataformas flutuantes em águas profundas, antes inacessíveis, com o aproveitamento de abundantes recursos eólicos.

projeto é apoiado por entidades públicas e privadas e é financiado pela Comissão Europeia, pelo Governo português e pelo Banco Europeu de Investimento (BEI).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório