Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Pensa em casar-se? Cinco respostas sobre dinheiro que deve obter primeiro

Falar sobre dinheiro é meio caminho andado para perceber se as duas partes estão alinhadas nos objetivos em comum.

Pensa em casar-se? Cinco respostas sobre dinheiro que deve obter primeiro
Notícias ao Minuto

14:53 - 02/01/20 por Notícias ao Minuto

Economia Casamento

Falar de dinheiro numa relação pode muitas vezes ser difícil, mas saiba que é essencial para perceber se as duas partes estão alinhadas nos objetivos que têm em comum. De modo a não ter surpresas - ou mesmo problemas - no futuro, o melhor é obter resposta a algumas questões. 

O portal de educação financeira EI, do Montepio, revela cinco questões para as quais deve obter uma resposta antes de se casar para evitar ter surpresas no futuro. Tome nota: 

1. Tens alguma dívida?

"Por mais desconfortável que seja falar de dinheiro, é importante conhecer as finanças da cara-metade. Por isso, uma das primeiras perguntas a fazer é se a outra pessoa tem alguma dívida e, se a resposta for positiva, qual o valor a pagar. Só assim o casal poderá planear gastos futuros e perceber que folga financeira sobra para os sonhos.

2. Chegas ao fim do mês sem dinheiro?

"Perceber como a outra pessoa gere o seu dinheiro é fundamental para confirmar se terão de fazer alguns ajustes. Se um dos membros do casal gasta o ordenado todo e o outro tem a preocupação de poupar algum dinheiro, isto mostra que há objetivos diferentes. Mas, com diálogo e algumas cedências de parte a parte, tudo pode ser superado."

3. Tens alguma poupança? 

"É importante saber se a outra pessoa tem dívidas, mas também perceber se existem poupanças e o que pretende fazer com elas. Fazer um pé-de-meia mostra capacidade de organizar as finanças com uma finalidade: comprar casa, ter filhos ou viajar pelo mundo são alguns dos objetivos que o casal pode partilhar."

4. Costumas esgotar o plafond do cartão de crédito?

"Conciliar perfis consumistas com outros mais poupados pode dar azo a discórdias. Se está do lado dos poupados e gosta de manter as contas em dia, procure perceber se o seu parceiro partilha a mesma ideia."

5. Como é que vamos dividir as contas? 

"Outro tema sensível entre casais é a divisão das despesas. Há as faturas da água, luz, telecomunicações. Depois é a casa, o carro e a escola das crianças. E nem sempre os casais se entendem em relação ao que cada um paga. Há várias estratégias, mas não existe uma fórmula perfeita. Depende de casal para casal."

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório