Meteorologia

  • 01 ABRIL 2020
Tempo
MIN 6º MÁX 14º

Edição

Pensa em casar-se? Cinco respostas sobre dinheiro que deve obter primeiro

Falar sobre dinheiro é meio caminho andado para perceber se as duas partes estão alinhadas nos objetivos em comum.

Pensa em casar-se? Cinco respostas sobre dinheiro que deve obter primeiro

Falar de dinheiro numa relação pode muitas vezes ser difícil, mas saiba que é essencial para perceber se as duas partes estão alinhadas nos objetivos que têm em comum. De modo a não ter surpresas - ou mesmo problemas - no futuro, o melhor é obter resposta a algumas questões. 

O portal de educação financeira EI, do Montepio, revela cinco questões para as quais deve obter uma resposta antes de se casar para evitar ter surpresas no futuro. Tome nota: 

1. Tens alguma dívida?

"Por mais desconfortável que seja falar de dinheiro, é importante conhecer as finanças da cara-metade. Por isso, uma das primeiras perguntas a fazer é se a outra pessoa tem alguma dívida e, se a resposta for positiva, qual o valor a pagar. Só assim o casal poderá planear gastos futuros e perceber que folga financeira sobra para os sonhos.

2. Chegas ao fim do mês sem dinheiro?

"Perceber como a outra pessoa gere o seu dinheiro é fundamental para confirmar se terão de fazer alguns ajustes. Se um dos membros do casal gasta o ordenado todo e o outro tem a preocupação de poupar algum dinheiro, isto mostra que há objetivos diferentes. Mas, com diálogo e algumas cedências de parte a parte, tudo pode ser superado."

3. Tens alguma poupança? 

"É importante saber se a outra pessoa tem dívidas, mas também perceber se existem poupanças e o que pretende fazer com elas. Fazer um pé-de-meia mostra capacidade de organizar as finanças com uma finalidade: comprar casa, ter filhos ou viajar pelo mundo são alguns dos objetivos que o casal pode partilhar."

4. Costumas esgotar o plafond do cartão de crédito?

"Conciliar perfis consumistas com outros mais poupados pode dar azo a discórdias. Se está do lado dos poupados e gosta de manter as contas em dia, procure perceber se o seu parceiro partilha a mesma ideia."

5. Como é que vamos dividir as contas? 

"Outro tema sensível entre casais é a divisão das despesas. Há as faturas da água, luz, telecomunicações. Depois é a casa, o carro e a escola das crianças. E nem sempre os casais se entendem em relação ao que cada um paga. Há várias estratégias, mas não existe uma fórmula perfeita. Depende de casal para casal."

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório