Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Elevada dívida de Moçambique limita empréstimos dos bancos

O banco central de Moçambique alertou hoje que a elevada dívida pública está a limitar a capacidade dos bancos emprestarem verbas às empresas e famílias, apesar de o risco global para a estabilidade financeira ter descido.

Elevada dívida de Moçambique limita empréstimos dos bancos
Notícias ao Minuto

17:40 - 30/12/19 por Lusa

Economia Banco Central

De acordo com o Boletim de Estabilidade Financeira, hoje divulgado em Maputo, "a dívida pública como percentagem do produto interno bruto aumentou, contribuindo para os altos níveis de dívida no setor público, que constituem uma importante vulnerabilidade no sistema financeiro".

No relatório, a entidade liderada por Rogério Zandamela alerta que "outros setores da economia estão a ressentir-se da elevada dívida pública devido ao peso do Estado na economia e ao hiato na cobertura das suas responsabilidades, com os elevados níveis de empréstimos vencidos, restringindo a disposição dos bancos em conceder créditos às empresas e famílias".

Ainda assim, apontam os técnicos, "o risco global para a estabilidade financeira em Moçambique diminuiu nos últimos três anos", já que "os níveis nominais das taxas de juro reduziram, contribuindo para a flexibilização das condições financeiras, facto que, associado às altas taxas de solvência bancária que aumentaram a resiliência no setor bancário, favoreceu a redução do risco sistémico".

A redução do crescimento económico este ano, fruto essencialmente do impacto dos ciclones na primeira metade do ano, afetou também o setor financeiro, diz o banco central.

"As instituições de crédito, especialmente as de importância sistémica, foram afetadas pelo fraco desempenho da economia e pelo incumprimento das obrigações dos diferentes intervenientes no sistema bancário", lê-se no relatório.

O documento alerta ainda que "o baixo crescimento na África do Sul aumentou o risco de crédito, agravando o stress financeiro naquele país e pode, potencialmente, impactar as empresas e famílias moçambicanas, dada a acentuada interligação entre as economias dos dois países".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório