Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Turismo espanhol vai ser o mais afetado em 2020 no pior cenário do Brexit

O setor de turismo espanhol será o mais afetado na Europa em 2020 no pior cenário do Brexit, caindo 7% nas chegadas de turistas em termos de taxa homóloga, revela hoje a Comissão Europeia de Viagens (ETC).

Turismo espanhol vai ser o mais afetado em 2020 no pior cenário do Brexit
Notícias ao Minuto

15:20 - 30/12/19 por Lusa

Economia Brexit

Nesta hipótese, se se somar a este processo a falência do operador britânico Thomas Cook, as chegadas de visitantes britânicos cairiam 8% em 2021, ou seja, uma queda estimada de 1,3 milhões de turistas, refere o relatório da ETC (European Travel Commission).

As áreas mais prejudicadas seriam as ilhas Baleares e as Canárias, realça o estudo, lembrando que também seriam prejudicados outros destinos mediterrâneos (Turquia, Egito, Grécia, Tunísia e Marrocos) que estão a recuperar grande parte do turismo que perderam a partir de 2011.

O estudo destaca em particular o caso da Turquia, pois reconhece que este país aumentou em 15% a chegada de turistas, tornando-se num "grande rival" para Espanha, graças à sua capacidade de alojamento e a uma oferta ampla com tudo incluído, que atrai muitas famílias europeias.

Ao nível europeu, Espanha foi este ano o país que menos cresceu em chegadas internacionais de turistas.

Espanha ocupa a 26.ª posição num total de 34 países, segundo o estudo da ETC, tendo registado um aumento de chegadas de apenas 1,3% que se justifica pela queda registada nos mercados tradicionais.

No topo da lista surge Montenegro (+18,1%), Turquia (+14,7%), Luxemburgo (+10,1%), Lituânia (+9,3%) e a Eslováquia (+9%).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório