Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Sindicato fala em adesão de 95% na Resistrela mas empresa contrapõe

Cerca de 95% dos trabalhadores da Resistrela, sistema de gestão e valorização de resíduos sólidos urbanos da Guarda e Castelo Branco, aderiram hoje ao segundo dia de greve, segundo fonte sindical, mas a empresa aponta uma adesão de 27%.

Sindicato fala em adesão de 95% na Resistrela mas empresa contrapõe
Notícias ao Minuto

18:55 - 27/12/19 por Lusa

Economia Paralisação

"A adesão hoje foi na ordem dos 95%, um pouco menos do que no primeiro dia em que foi de 98%", disse à agência Lusa José Alberto, do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL).

Contudo, em comunicado, a EGF - Environment Global Facilities, grupo que inclui a Resiestrela (sistema de gestão e valorização de resíduos sólidos urbanos que agrega 14 municípios dos distritos da Guarda e Castelo Branco) e a Resinorte, indica que na quinta-feira a adesão à greve foi de 50% e hoje, no segundo e último dia de paralisação, foi de 27%.

Questionado sobre a diferença entre a adesão registada pelo sindicato e pela empresa, José Alberto considerou "lamentável que tenham sido apresentados esses números ridículos", mas ressalvou que o mais importante agora é que a EGF já manifestou disponibilidade para negociar e "isso é que conta".

"Amanhã mesmo [sábado] vamos enviar um ofício para encetar a via do diálogo para procurar a melhoria das condições de trabalho", adiantou o sindicalista.

Os trabalhadores da Resistrela reivindicam a negociação de um acordo coletivo de trabalho, que inclua a progressão na carreira e melhores salários para os trabalhadores desta empresa do grupo EGF.

Em declarações anteriores à Lusa, José Alberto explicou que "a proposta para o acordo coletivo de trabalho foi apresentada em 25 de setembro à Mota-Engil, proprietária da EGF, mas sem resposta até agora.

No comunicado divulgado hoje, a EGF refere que a administração da Resistrela mantém desde o início "uma política de diálogo, recebendo sempre o sindicato, ouvindo as suas reivindicações e procurando, na medida do possível, dar resposta aos problemas identificados, dando sempre a conhecer os racionais de decisão associados a cada uma das medidas tomadas".

"Nos últimos quatro anos foram promovidas diversas medidas que se reconduziram a uma alteração completa da Gestão de Recursos Humanos no Grupo EGF, no qual se incluem a Resinorte e a Resiestrela, tendo como principal objetivo a valorização dos seus trabalhadores e melhoria das suas condições de trabalho e vida", lê-se ainda no comunicado da empresa.

A Resiestrela tem como missão receber e tratar resíduos dos municípios de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Penamacor, Pinhel, Sabugal, Trancoso e Covilhã.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório