Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Mário Centeno é "cada vez mais um pesadelo para o PS"

Marques Mendes comentou, este domingo, a possibilidade de o ministro das Finanças abandonar o Executivo de António Costa e conjeturou sobre o seu futuro fora do Governo.

Mário Centeno é "cada vez mais um pesadelo para o PS"
Notícias ao Minuto

23:59 - 22/12/19 por Mafalda Tello Silva

Política Marques Mendes

Luís Marques Mendes - que por diversas vezes, no seu espaço de comentário, tinha defendido que o ministro das Finanças iria entrar num segundo Governo do PS "para sair pouco depois" - considerou, este domingo, que Centeno é “cada vez mais um pesadelo para os seus colegas e mesmo para o PS”.

O antigo dirigente do PSD acrescentou que o presidente do Eurogrupo já “não tem mais nada a conquistar: Depois de acabar com o défice e conquistar um superávit, já tem o seu lugar na história”.

"Quanto mais tarde Centeno sair pior para ele", sublinhou no espaço de comentário que protagoniza na SIC.  

Para Marques Mendes, Centeno passou de representar um "trunfo político e eleitoral" para os socialistas para hoje ser "mais fator de problema do que fator de solução", sustentando que, internamente, o governante irá ser "cada vez mais contestado e fragilizado", até porque "está há muito em rota de colisão com o primeiro-ministro". 

Sobre o futuro de Mário Centeno, Marques Mendes aponta ainda que se o ministro abandonar o Governo no próximo ano, irá seguramente assumir o cargo de Governador do Banco de Portugal.

"Não é uma solução fantástica para quem já quis ser Comissário Europeu e Diretor-Geral do FMI. Mas é o que há! Mais tarde, o drama pode ser maior. Não há muitos e relevantes cargos disponíveis cá dentro e lá fora, a partir de 2020", denotou ainda social-democrata. 

Recorde-se que após um ano de rumores, Mário Centeno abriu o jogo este fim de semana após ter admitido, em entrevista ao Expresso, a possibilidade de abandonar o Governo minoritário socialista.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório