Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Trabalhadores da limpeza industrial têm novo Contrato de Trabalho

Sindicatos e empresas do setor da limpeza industrial assinaram hoje a revisão do Contrato Coletivo de Trabalho, após 15 anos de impasse, que consagra salários entre os 638 e os 1.100 euros, para vigorar a partir de janeiro.

Trabalhadores da limpeza industrial têm novo Contrato de Trabalho
Notícias ao Minuto

06:46 - 21/12/19 por Lusa

Economia Contrato Coletivo de Trabalho

A convenção coletiva foi assinada entre o Sindicato dos Trabalhadores dos Serviços de Portaria, Vigilância, Limpeza e Atividades Diversas (STAD), a Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores dos Escritórios e Serviços (Fetese) e a Associação Portuguesa de Facility Services (APFS), após 25 reuniões negociais e várias greves e concentrações.

Com a entrada em vigor do novo contrato, em 01 de janeiro de 2020, um trabalhador no início da carreira (trabalhador de limpeza) vai ganhar 638 euros e um no topo da carreira (supervisor-geral) vai receber 1.100 euros.

Atualmente o trabalhador de topo de carreira não chega aos 900 euros e só este nível salarial e o seguinte (supervisor) ganham acima do salário mínimo.

A nova tabela salarial é composta por nove níveis, todos acima do salário mínimo nacional.

Foi introduzida uma cláusula para garantir que as remunerações do setor estarão sempre acima do salário mínimo, pelo menos 0,5%.

"Assim fica salvaguardado que não volta a repetir-se a situação dos últimos anos, em que todos os níveis salariais, exceto os dos supervisores, foram absorvidos pelo salário mínimo", disse à agência Lusa o coordenador do STAD, Carlos Trindade.

O subsídio de refeição destes trabalhadores vai passar dos 1,85 euros diários para os 3 euros em 2020 e para os 3,50 euros em 2021.

O pagamento do trabalho em dia feriado acrescido de 100% e o acréscimo de 16% no salário para quem tenha de trabalhar ao domingo são outras das medidas previstas no contrato, que tem a vigência de dois anos.

O Contrato Coletivo, que abrange cerca de 40.000 trabalhadores, vai ser entregue ao secretário de Estado Adjunto, do Trabalho e da Formação Profissional na segunda-feira com pedido de publicação e de elaboração de portaria de extensão.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório