Meteorologia

  • 19 FEVEREIRO 2020
Tempo
11º
MIN 7º MÁX 19º

Edição

Haitong fecha venda de subsidiária irlandesa à 'empresa-mãe'

A Haitong anunciou hoje a conclusão da venda da subsidiária irlandesa à 'empresa-mãe' por 12 milhões de euros, em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Haitong fecha venda de subsidiária irlandesa à 'empresa-mãe'
Notícias ao Minuto

19:12 - 19/12/19 por Lusa

Economia CMVM

"Informa-se que o Haitong Bank, S.A. concretizou a operação de alienação da totalidade do capital social da Haitong Investment Ireland p.l.c.,sociedade constituída e sediada na República da Irlanda, à Haitong International Holdings Limited resultante do contrato de compra e venda de ações celebrado no dia 30 de setembro de 2019", lê-se na mesma nota.

"Com esta transação, o Haitong Bank reforça significativamente a qualidade dos seus ativos, estimando-se que o rácio de NPL ("Non-Performing Loans") se situe abaixo dos 5%", sendo que a subsidiária irlandesa fica "excluída do perímetro de consolidação do Haitong Bank, S.A.", segundo o comunicado.

No dia 01 de outubro, a Haitong comunicou ao mercado que "a transação se insere no âmbito de uma restruturação societária do grupo Haitong", cujo objetivo consiste na simplificação da estrutura societária do Haitong Bank.

No comunicado, o Haitong Bank afirmava que "estima que a transação não terá impacto material nas demonstrações financeiras relativas ao exercício de 2019" e referia que "o novo acionista da HIIP estará mais próximo da empresa-mãe do grupo Haitong e o Keep Well Agreement subscrito pelo Haitong Bank manter-se-á vigente nos termos expressos nos documentos do Programa EMTN".

"O Programa EMTN do Haitong Bank e da HIIP no valor de 2.500.000.000 euros não foi atualizado e está atualmente a cumprir o seu plano regular de amortização, cuja exposição será significativamente reduzida em 2020 (dos atuais 79,3 milhões de euros em dívida para 9,6 milhões de euros no final do ano de 2020)", referiu o Haitong Bank.

O grupo Haitong comprou em 2015 o ex-BES Investimento ao Novo Banco, para o qual passou em 2014 aquando da resolução do Banco Espírito Santo (BES).

A compra do ex-BESI foi a primeira aquisição do Haitong fora da China.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório