Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Exportações de madeiras e mobiliário sobem 3% para 2,5 mil milhões

As exportações do setor das madeiras e do mobiliário avançaram 3% em 2018, face ao ano anterior, para 2,5 mil milhões de euros, a maior parte para países europeus, foi hoje anunciado.

Exportações de madeiras e mobiliário sobem 3% para 2,5 mil milhões
Notícias ao Minuto

16:13 - 19/12/19 por Lusa

Economia madeiras

Segundo os dados disponibilizados pela Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal (AIMMP), em 2018, esta fileira exportou 2,5 mil milhões de euros, sendo que cerca de dois mil milhões de euros se destinaram ao mercado europeu.

Espanha, França, Reino Unido, Alemanha, Itália, Suécia, Irlanda e Bélgica representa 83% das exportações do setor na Europa.

Já fora da União Europeia (UE), Angola, Estados Unidos, China, Emirados Árabes Unidos, Moçambique, Argélia, Arábia Saudita, Índia e Omã, representam 50% das exportações.

Por sua vez, a faturação anual do setor, que emprega, diretamente, 52 mil postos de trabalho, supera os 3,5 mil milhões de euros.

Em outubro de 2019, as exportações e importações de bens registaram variações homólogas respetivas de 8,4% e 6,5%, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Destacam-se, neste período, as exportações e importações de material de transporte com 12,9% e 19,3%, respetivamente.

O défice da balança comercial, por seu turno, registou um aumento de sete milhões de euros face ao mês homólogo de 2018, atingindo 1.647 milhões de euros.

Criada em 1957, a AIMMP é a única associação empresarial do setor das madeiras e mobiliário, conforme indicado na sua página de internet.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório