Segundo os dados disponibilizados pela Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal (AIMMP), em 2018, esta fileira exportou 2,5 mil milhões de euros, sendo que cerca de dois mil milhões de euros se destinaram ao mercado europeu.
Espanha, França, Reino Unido, Alemanha, Itália, Suécia, Irlanda e Bélgica representa 83% das exportações do setor na Europa.
Já fora da União Europeia (UE), Angola, Estados Unidos, China, Emirados Árabes Unidos, Moçambique, Argélia, Arábia Saudita, Índia e Omã, representam 50% das exportações.
Por sua vez, a faturação anual do setor, que emprega, diretamente, 52 mil postos de trabalho, supera os 3,5 mil milhões de euros.
Em outubro de 2019, as exportações e importações de bens registaram variações homólogas respetivas de 8,4% e 6,5%, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Destacam-se, neste período, as exportações e importações de material de transporte com 12,9% e 19,3%, respetivamente.
O défice da balança comercial, por seu turno, registou um aumento de sete milhões de euros face ao mês homólogo de 2018, atingindo 1.647 milhões de euros.
Criada em 1957, a AIMMP é a única associação empresarial do setor das madeiras e mobiliário, conforme indicado na sua página de internet.