Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Governo com Plano de Ação para aumentar recolha resíduos elétricos

Portugal deve recolher este ano cerca de 70.000 toneladas de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE), diz o Ministério do Ambiente, segundo o qual está a ser implementado um Plano de Ação a pensar no aumento da recolha.

Governo com Plano de Ação para aumentar recolha resíduos elétricos
Notícias ao Minuto

15:26 - 19/12/19 por Lusa

Auto Elétricos

"No âmbito do referido Plano de Ação, decorre presentemente a fase de levantamento da situação existente, com vista à elaboração do diagnóstico e planeamento de ações para intervenção", esclarece o Ministério num comunicado hoje divulgado.

O comunicado surge no mesmo dia em que a associação ambientalista Zero disse que Portugal vai recolher para reciclagem menos de metade da quantidade de REEE que devia atingir este ano.

Também em comunicado a Zero informou que vai queixar-se à Comissão Europeia, porque a meta definida pelo Ministério do Ambiente e Ação Climática (MAAC)era 103 mil toneladas e as entidades gestoras licenciadas pelo Estado só vão recolher "no máximo 48 mil toneladas" este ano.

Ao contrário, o MAAC diz que o desempenho tem "sido positivo ao longo dos anos" e "cumprido na generalidade as metas comunitárias", que foram ultrapassadas em 2017 e 2018, sendo que nos dados de 2019 até agora apurados (definitivos só no final de março de 2020)"prevê-se que a recolha nacional se mantenha nos níveis dos anos anteriores", cerca de 70.000 toneladas.

No comunicado o MAAC lembra que a nova diretiva europeia sobre REEE cria metas de recolha mais ambiciosas, 65% para este ano. A meta era 45% e Portugal conseguiu no ano passado 46,7%.

Com o aumento de equipamentos colocados no mercado (esse número é tido em conta para calcular a meta), o objetivo relativo a este ano é "de difícil cumprimento pela maioria dos Estados".

Nos últimos anos foram feitas alterações no sistema de gestão de REEE mas, "apesar das melhorias introduzidas, existem informações e alertas relativos a situações negativas que justificam atuar no imediato, no sentido de corrigir a trajetória e (re)organizar este fluxo específico", razão para o Plano de Ação, diz o Governo.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório