Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Elsa leva EDP a ativar modo 'alerta' no país. Norte em modo 'perturbado'

A região Norte está a ser a mais afetada pela passagem da depressão Elsa.

Notícias ao Minuto

11:29 - 19/12/19 por Beatriz Vasconcelos

Economia EDP

A EDP Distribuição tem uma equipa no terreno a trabalhar para mitigar os efeitos do mau tempo que se estão a fazer sentir em todo o país, em especial na região Norte, onde a elétricaativou o estado de 'perturbado'. Os municípios mais afetados pela interrupção de energia elétrica são Amarante, Braga, Guimarães, Esposente e Barcelos. 

Todo o restante território do país está em modo 'alerta', uma situação que foi ativada ainda na quarta-feira, adiantou fonte oficial da EDP Distribuição ao Notícias ao Minuto.

"Ao ativar estes estados em situações de crise, a empresa garante o reforço das equipas operacionais, de forma a que estejam prontamente aptas a atuar na reposição do fornecimento de energia elétrica", explica a empresa, num comunicado de balanço. 

Os efeitos da depressão Elsa fazem sentir-se no terreno desde quarta-feira ao fim da tarde, sendo que até agora a região Norte do país foi a mais afetada, o que levou a EDP a passar do modo 'alerta' para o 'perturbado', que é mais grave. 

Na manhã desta quinta-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou nove distritos sob aviso vermelho, com a previsão de rajadas de vento superiores a 100 quilómetros por hora.

Este aviso vigora entre as 12h00 e as 21h00 em Vila Real e Braga, e entre as 12h00 e as 18h00 em Viana do Castelo, adiantou o instituto. No Porto e em Aveiro, o aviso vermelho está em vigor entre as 15h00 e as 21h00.

A EDP Distribuição diz ainda que está previsto um agravamento das condições meteorológicas para as próximas horas e, por isso, está a trabalhar em "estreita articulação" com a Proteção Civil e em ligação permanente com o IPMA

[Notícia atualizada com o balanço da EDP às 12h53]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório