Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

"Contas estão certas à custa de dívidas e de uma carga fiscal enorme"

Manuela Ferreira Leite comentou a proposta de Orçamento do Estado no seu espaço habitual na TVI24.

"Contas estão certas à custa de dívidas e de uma carga fiscal enorme"

Manuela Ferreira Leite comentou, esta quarta-feira, a proposta de Orçamento do Estado para 2020 ontem apresentada pelo ministro das Finanças, Mário Centeno

A ex-ministra considerou que "o orçamento de continuidade é um slogan" porque "ser um orçamento de continuidade num país com as nossas carências e com os nossos problemas é um orçamento pouco ambicioso".

Ferreira Leite acrescentou que a palavra "continuidade" tem um "objetivo de natureza política que é um piscar de olho à esquerda".

aspeto que salta mais à vista no Orçamento, no entender da ex-líder do PSD, "é a questão do défice", muitas vezes "traduzido pelas contas certas."

E este é um ponto com o qual não simpatiza: "Estas contas estão certas à custa de dívidas e de uma carga fiscal enorme sobre as pessoas e, portanto, nessa circunstância, estarem as contas certas... eu preferia que não estivessem certas". 

O comentário prossegue, referindo que nesta continuidade está numa "ambição de não fazer pior", utilizando "exatamente os mesmos instrumentos para conseguir alcançar o objetivo do défice", ou seja, "uma maior carga fiscal e menos despesa".

"É um orçamento sem ambição e o país precisava de um impulso" que se devia traduzir em três pontos que a comentadora considera "essenciais": a parte fiscal, a degradação dos serviços públicos e a ausência de investimento público. 

"Estes pontos deviam estar muito expressos no orçamento e a nenhum destes três foi dada prioridade", considerou ainda.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório