Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Angola quer co-liderar telecomunicações na SADC

O Governo angolano manifestou hoje intenção de co-liderar as telecomunicações a nível da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), garantindo que desenvolve ações com esse propósito no âmbito do "Livro Branco das TIC 2019-2022".

Angola quer co-liderar telecomunicações na SADC
Notícias ao Minuto

14:25 - 17/12/19 por Lusa

Economia Angola

O posicionamento foi manifestado hoje pelo diretor nacional das Telecomunicações de Angola, Pedro Mendes de Carvalho, referindo que o eixo de ações do setor contempla "dezoito iniciativas de infraestruturas, conectividade e inclusão digital".

Segundo o dirigente, no Plano Nacional das Tecnologias de Informação, que emana do Livro Branco das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), também constam oito iniciativas de modernização tecnológica da administração pública, cinco de regulação e sete a nível de inovação.

O responsável falava hoje, em Luanda, sobre "Infraestruturas de Telecomunicações e Rede Nacional de Banda Larga" durante um encontro denominado "Café da Manhã com o Regulador", iniciativa do Instituto Angolano das Comunicações (INACOM).

Migração digital da televisão, aumento da concorrência e competitividade do mercado e o concurso para o quarto Título Global Unificado (TGU), que deve aprovar a entrada da quarta operadora de telefonia no país, centralizam igualmente as iniciativas do setor.

Pedro Mendes de Carvalho deu conta que no domínio da infraestrutura existente, o mercado da telefonia móvel continua a ser dominado pela operadora Unitel com 82% de cobertura seguido pela Movicel com 18%.

Angola conta atualmente com mais de 14 milhões de utilizadores de telemóvel e com quase 7 milhões de subscritores de internet, anunciaram hoje as autoridades nesse encontro.

Quanto à internet, o diretor nacional das Telecomunicações de Angola, adiantou que a Unitel, também domina o mercado, com 87%, seguido da Movicel com 12% e 1% de outros operadores.

A rede fixa é liderada pela empresa pública Angola Telecom, enquadrada no Programa de Privatizações (ProPriv), com 58%, enquanto na televisão por assinatura a operadora ZAP, detida por Isabel dos Santos, lidera o mercado com 69%, seguida da DSTV (28%) e TV Cabo (3%).

"Oportunidades de Investimento no sector das Telecomunicações e das Tecnologias de Informação" foi o lema do encontro que congregou na sede do INACOM, em Luanda, empresários e distintos operadores.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório