Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

NOS lança fundo de capital de risco com montante inicial de 10 milhões

A NOS anunciou hoje o lançamento do primeiro fundo de capital de risco, denominado de 'Fundo NOS 5G', que visa "estimular a investigação e desenvolvimento na utilização do 5G", com um montante inicial de 10 milhões de euros.

NOS lança fundo de capital de risco com montante inicial de 10 milhões
Notícias ao Minuto

15:55 - 16/12/19 por Lusa

Economia Fundo NOS 5G

"Com um montante inicial disponível para investimento de 10 milhões de euros, o Fundo NOS 5G tem como objetivo investir em empresas com soluções tecnológicas baseadas ou potenciadas pela próxima geração de rede móvel, cobrindo áreas tão variadas como a realidade virtual, 'smart cities' [cidades inteligentes], condução autónoma, 'Internet of Things' (IoT) e 'Big Data'", refere a operadora, em comunicado.

Este fundo "vai privilegiar o investimento junto da comunidade de empreendedores em Portugal e em projetos tecnológicos nas primeiras fases de desenvolvimento, comummente designadas por fases 'early stage'", acrescenta a empresa.

"A NOS tem muito orgulho em ser a primeira empresa em Portugal a criar um fundo de capital de risco exclusivamente destinado a fomentar projetos de investigação e desenvolvimento em torno da tecnologia emergente de quinta geração", refere o presidente executivo da operadora, Miguel Almeida, citado em comunicado.

"Ao longo dos anos temos procurado fomentar, quer internamente, quer agregando parceiros, o desenvolvimento de inovação. Temos, contudo, a ambição maior de fazer Portugal crescer, criar emprego qualificado e estimular o empreendedorismo nacional", prosseguiu o gestor.

"As empresas em fase 'early stage', com operação no nosso país, serão desafiadas a criarem novas ideias e novos projetos que explorem todo o potencial que o 5G encerra, e, juntos, através de investimento e coinvestimento, colocarmos estas inovações ao serviço das pessoas, das empresas e da sociedade, contribuindo, assim, para colocar o país numa posição de liderança nas áreas emergentes da tecnologia", concluiu Miguel Almeida.

Este fundo "deverá ter o seu início de operação ainda durante o ano de 2019", adianta a NOS.

"Com este passo, a NOS torna-se a primeira empresa de comunicações a constituir um fundo de capital de risco dedicado exclusivamente à quinta geração de redes móveis, consolidando a sua aposta de liderança no 5G e reforçando o seu compromisso quer com o desenvolvimento de um país tecnologicamente mais avançado e inovador, quer com os empreendedores portugueses", salienta a operadora.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório