Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Bolsas europeias animadas com os resultados das eleições no Reino Unido

As principais bolsas europeias estavam hoje em alta, ainda animadas com as relações comerciais entre Washington e Pequim e com a vitória, com maioria absoluta, de Boris Johnson nas eleições britânicas.

Bolsas europeias animadas com os resultados das eleições no Reino Unido
Notícias ao Minuto

09:57 - 16/12/19 por Lusa

Economia Bolsas europeias

Cerca das 8h55 em Lisboa, o EuroStoxx 600 avançava 0,99% para 416,10 pontos.

As bolsas seguiam animadas entre os ganhos de 0,55% de Frankfurt e os de 1,57% de Londres.

A Europa beneficia ainda dos resultados das eleições no Reino Unido de sexta-feira, nas quais o conservador Boris Johnson alcançou a vitória com maioria absoluta ao conseguir mais dos 326 lugares no Parlamento britânico.

As dúvidas sobre o 'Brexit, uma das principais fontes de incerteza deste ano, dissipam-se com este êxito, já que Jonhson poderá ratificar sem complicações o acordo sobre os termos da saída da União Europeia (UE) que alcançou com Bruxelas.

A guerra comercial também parece ter acalmado significativamente os ânimos dos investidores, depois do acordo de Fase 1 entre a China e os EUA.

Lisboa seguia em linha com os parceiros europeus, a subir 0,34% para 5.220,95 pontos.

O mercado seguia também a reagir à publicação de dados sobre a produção industrial de novembro da China, que subiu 6,2%.

O euro seguia a negociar nos 1,114 dólares.

De acordo com o analista da XTB, André Pires, a guerra comercial parece ter "acalmado significativamente, depois do acordo de Fase 1 entre a China e os EUA".

No entanto, refere, a resistência de alguns membros do Governo alemão aos produtos da Huawei levaram o embaixador chinês na Alemanha a ameaçar Berlim com retaliações caso a Huawei Technologies fosse excluída como fornecedora de equipamento sem fios 5G.

Hoje serão publicados os índices dos gestores de compras (PMI) da IHS Markit, relativos à zona euro e a dezembro. Também são publicados os PMI do Reino Unido, França e Alemanha.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório