Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Açores. UGT quer revisão dos complementos regionais de pensão e abono

A atualização dos complementos regionais de pensão e do abono de família é a principal reivindicação da UGT/Açores para 2020, anunciou hoje a central sindical, que pede também a atualização dos escalões dos rendimentos de trabalho.

Açores. UGT quer revisão dos complementos regionais de pensão e abono
Notícias ao Minuto

13:58 - 14/12/19 por Lusa

Economia UGT

A resolução do Conselho Geral da UGT/Açores, votada hoje, em Ponta Delgada, destaca que a "UGT/A reivindica, para 2020, uma atualização da remuneração complementar do complemento regional da pensão e do complemento regional do abono de família, que tenha em linha de conta a inflação esperada para 2020, acrescida de uma percentagem que garanta um aumento real destes rendimentos".

Em conferência de imprensa, a vice-presidente da mesa do Conselho Geral, Paula Ferreira, anunciou que, no âmbito dos rendimentos, a União Geral de Trabalhadores defende, ainda, que a atualização anual do salário mínimo deve "ser acompanhada da atualização dos demais escalões dos rendimentos de trabalho", defendendo aumentos salariais entre os 3% e os 4%.

O caderno reivindicativo recomenda "políticas ativas de emprego", notando que "a medida de regularização dos vínculos precários contida na proposta de Orçamento da Região para 2020" é "claramente insuficiente e injusta", uma vez que não inclui trabalhadores dos programas ocupacionais e deixam "o repto ao Governo Regional, no sentido de a rever".

Para os sindicalistas que reuniram esta manhã em Ponta Delgada, o executivo açoriano deve "investir mais e melhor na qualificação académica e na formação profissional dos trabalhadores açorianos" e apelam à revitalização das escolas profissionais da região.

O Setor Público Empresarial Regional (SPER) também mereceu a atenção da união sindical, que "reivindica a adoção das medidas necessárias ao saneamento económico e financeiro do SPER, nomeadamente da SATA, no pressuposto da sua viabilização económica e financeira de forma sustentada, salvaguardando-se os interessas dos trabalhadores e dos açorianos em geral".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório