Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

BCE mantém juros na 1.ª reunião com Lagarde ao comando

Esta foi a primeira reunião do BCE com Christine Lagarde ao comando.

BCE mantém juros na 1.ª reunião com Lagarde ao comando
Notícias ao Minuto

12:44 - 12/12/19 por Beatriz Vasconcelos

Economia BCE

O Banco Central Europeu (BCE) manteve as taxas de juro, em linha com o que os mercados esperavam, esta quinta-feira, após a reunião de política monetária. Esta foi a primeira reunião do BCE com Christine Lagarde no comando, numa altura em que se prepara para lançar a primeira revisão da estratégia de política monetária da instituição nos últimos 16 anos.

"Na reunião de hoje, o Conselho do Banco Central Europeu (BCE) decidiu que a taxa de juro aplicável às operações principais de refinanciamento e as taxas de juro aplicáveis à facilidade permanente de cedência de liquidez e à facilidade permanente de depósito permanecerão inalteradas em 0,00%, 0,25% e −0,50%, respetivamente", pode ler-se no documento divulgado pelo BCE

O banco central reafirmou também a implementação do programa de compra de ativos, no valor de 20 mil milhões de euros por mês, que arrancou em novembro

"Em 1 de novembro, foram reiniciadas as aquisições líquidas ao abrigo do programa de compra de ativos do Conselho do BCE, a um ritmo mensal de 20 mil milhões de euros. O Conselho do BCE espera que estas aquisições decorram enquanto for necessário para reforçar o impacto acomodatício das taxas diretoras e que cessem pouco antes de começar a aumentar as taxas de juro diretoras do BCE", refere o banco central. 

O foco volta-se agora para a conferência de imprensa da presidente do BCE, agendada para as 13h30 (hora de Lisboa), na qual se espera que Lagarde enfrente um leque de perguntas sobre a revisão da estratégia de política monetária da instituição que pretende implementar.

A ex-presidente do Fundo Monetário Internacional (FMI) lidera o BCE há cerca de um mês, desde 1 de novembro.

 Acompanhe, em direto, a conferência de imprensa de Lagarde, que começa às 13h30:

Leia Também: Lagarde assume presidência do BCE após oito anos de liderança de Draghi

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório