BBVA melhora crescimento do PIB para 1,9% este ano

O BBVA melhorou em duas décimas a previsão de crescimento do PIB para 1,9% este ano, devido à revisão das contas nacionais pelo INE e "tendência positiva" da procura, antecipando uma expansão de 0,3% em cadeia no quarto trimestre.

Notícia

© BBVA

Lusa
12/12/2019 12:16 ‧ 12/12/2019 por Lusa

Economia

BBVA

 

"Prevê-se que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) português seja algo superior ao previsto há uns meses, podendo chegar aos 1,9% em 2019 (duas décimas acima do previsto anteriormente) e aos 1,7% em 2020", indica o BBVA numa nota de análise hoje divulgada.

O BBVA adianta que "a revisão em alta explica-se pela revisão histórica dos dados de atividade realizada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e pela tendência positiva demonstrada por alguns componentes da procura, embora a deterioração do contexto internacional represente um risco para o cenário".

A análise assinada por Angie Suárez, economista sénior do BBVA para Portugal e Espanha, recorda que a revisão das Contas Nacionais para a base 2016 pelo INE revelou um crescimento anual do PIB superior ao conhecido anteriormente, correspondente a mais sete décimas em 2017 (3,5%) e três décimas em 2018 (2,4%).

"Além disso, a nova série refletiu um aumento trimestral do PIB de uma décima acima do previsto anteriormente, tanto no primeiro trimestre de 2019 como no segundo", aponta o documento.

No terceiro trimestre, o crescimento do PIB desacelerou para 0,3% na comparação com o trimestre anterior, três décimas abaixo da expansão de 0,6% registada no segundo trimestre, e "em linha com o esperado pelo BBVA Research".

A instituição recorda que "o crescimento foi sustentado pelo aumento da procura interna, mas foi comprometido pelo aumento da contribuição negativa da procura externa".

Para o quarto trimestre deste ano o BBVA antecipa que o PIB volte a crescer 0,3% em cadeia, ou seja, na comparação com os três meses anteriores, tal como registado no terceiro trimestre.

"Durante o quarto trimestre de 2019, as estimativas em tempo real do BBVA Research sugerem que o aumento do PIB se mantém em níveis moderados e é possível que se situe novamente em redor dos 0,3% t/t [em cadeia], sobretudo sustentado pela procura interna", lê-se na nota de análise.

Segundo o BBVA, "os sinais retirados dos indicadores de despesa sugerem que o aumento do consumo privado poderá voltar a situar-se em terreno positivo durante o quarto trimestre".

O Governo espera um crescimento do PIB de 1,9% este ano, uma previsão corroborada pelo Fundo Monetário Internacional, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e Conselho das Finanças Públicas. Já o Banco de Portugal e a Comissão Europeia preveem uma expansão de 2% este ano.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas