Portugal Ventures investe em seis novas startups

A Portugal Ventures anunciou hoje que investiu em seis novas 'startup', num montante global de 3,7 milhões de euros, elevando para 28 o número destas empresas apoiadas este ano, num total de 15,6 milhões de euros investidos.

Notícia

© Reuters

Lusa
12/12/2019 10:39 ‧ 12/12/2019 por Lusa

Economia

Portugal Ventures

 

As 'startup' (empresas em início de atividade) são a Didimo, Digital Manager Guru, Doppio, LUGGit, Mercadão e a Refundit, refere em comunicado a sociedade pública de capital de risco que investe em 'startup' com sede ou atividade em Portugal e com ambição global.

"O ano de 2019, foi sem dúvida importante para a atividade da Portugal Ventures com o seu melhor registo quer no número de empresas, quer no montante de investimento, com um total de 28 'startup' e 15,6 milhões de euros investidos", lê-se no comunicado.

Para cada uma das áreas o investimento distribuiu-se da seguinte forma: "Digital - oito novas empresas, 4,7 milhões de euros e 33 'startup' no portefólio, Engineering & Manufacturing - seis novas empresas, 3,1 milhões de euros e 29 'startup' no portefólio e na Life Sciences - duas novas empresas, 2,4 milhões de euros e 16 'startup' no portefólio".

Na área do Turismo, por seu turno, há a assinalar 12 novas empresas, 5,4 milhões de euros investidos e 22 'startup' no portefólio.

A Portugal Ventures justifica este crescimento no portefólio devido ao "reflexo da resposta dos empreendedores às iniciativas [da capital de risco] e à aproximação ao ecossistema através do reforço da rede de parceiros -- Ignition Partner Network (IPN) e Ignition Capital Network (ICN) --, que permitiram passar a mensagem aos empreendedores contribuindo de forma ativa para a dinamização e crescimento do ecossistema empreendedor português".

"O crescimento do portefólio aumenta a responsabilidade, pelo que em 2020, vai manter uma presença muito ativa no ecossistema e também apostar na proximidade e no acompanhamento que fazemos às empresas em que investimos, exigindo rigor e transparência para alcançar as metas propostas e contribuir para o sucesso das nossas 'startup'", disse Rui Ramos, vice-presidente da Portugal Ventures, citado no comunicado.

A Didimo é um 'spin-off' da Universidade do Porto que desenvolve uma tecnologia que permite criar seres humanos digitais de alta fidelidade em apenas 30 segundos, a partir de uma fotografia ou digitalização para o 'smartphone'.

A operação teve o coinvestimento da Bynd Venture Capital.

Já a Digital Manager Guru é uma plataforma para quem vende ou deseja vender pela internet.

A Doppio Games, por sua vez, foi fundada em 2018 e é especializada em jogos controlados por voz, enquanto a 'startup' LUGGit é uma plataforma tecnológica que, através de uma aplicação móvel (disponível em iOS e Android) permite a quem viaja requisitar em tempo real uma pessoa para lhe recolher a bagagem, guardá-la e entregá-la no sítio e hora definidos.

O Mercadão é o primeiro 'marketplace on-demand' em Portugal, com entregas em duas horas e acompanhamento em tempo-real da encomenda.

A 'startup' Refundit é uma plataforma para reembolso do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) para cidadãos extracomunitários, simplificando e digitalizando o atual processo que irá eliminar o papel e as filas.

A operação teve o coinvestimento da Amadeus Ventures.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas