Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Moçambique. Patrões defendem incentivos fiscais à agricultura

O presidente da Confederação das Associações Económicas (CTA) de Moçambique, maior associação patronal do país, sugeriu hoje que o Governo crie incentivos fiscais para a agricultura, tal como criou para a indústria extrativa.

Moçambique. Patrões defendem incentivos fiscais à agricultura
Notícias ao Minuto

23:25 - 11/12/19 por Lusa

Economia Moçambique

"Se o Governo colocou incentivos fiscais para atrair investimentos na indústria extrativa, petróleo e gás, julgamos ser consistente, e até constitucional, fazê-lo para a agricultura que é a base de desenvolvimento nacional. Basta, quanto a nós, vontade política para o efeito", referiu Agostinho Vuma, presidente da CTA, numa sessão de balanço de 2019 e antevisão do próximo ano.

"Continuaremos a defender a redução do IRPC [Imposto sobre Rendimentos de Pessoas Coletivas] para 10% na agricultura. Este é um incentivo muito grande para um setor que ainda precisa de estímulos concretos para crescer", acrescentou.

Noutras áreas e olhando para o próximo ano, Agostinho Vuma deixou mais propostas ao executivo que vai entrar em funções em janeiro - depois de a Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) ter reforçado o poder nas eleições gerais de 15 de outubro.

"A nível da indústria manufatureira, identificámos e discutimos com o Governo formas de minimizar os constrangimentos ao desenvolvimento do setor", com a "adoção de uma tarifa sazonal para a indústria transformadora", bem como com a "redução do IVA e direitos aduaneiros na importação de matérias primas".

"Recordamos que a 31 de dezembro irá expirar a isenção de IVA na importação de matérias-primas para a produção de açúcar, óleos, sabões", entre outros, advogando a CTA "pela sua renovação, dada a sua importância para a manutenção desta indústria, bem como para o tecido social", sublinhou.

O presidente CTA reiterou preocupação sobre "o nível de taxas de juro", continuando a defender que se mantêm "proibitivas para financiar o pequeno e médio negócio, mesmo quando a taxa de referência do banco central indica o contrário".

A taxa de juro de referência do sistema financeiro de Moçambique ('prime rate') está em 18%, sendo que, desde que foi criada, em maio de 2017, nunca subiu e já caiu 9,75 pontos percentuais.

"Analisado o processo de formação das taxas de juros, verificou-se que um dos fatores que influencia o nível atual é o elevado risco de crédito", pelo que a CTA sugere a "implementação efetiva do sistema de informação de crédito alargado, que providencie as devidas classificações de risco, reduzindo a assimetria de informação".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório