Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Petrolífera Aramco ganha 10% no primeiro dia em bolsa

A petrolífera saudita Aramco, a maior do mundo, estreou-se hoje com uma subida de 10% sobre o valor de abertura na bolsa de Riade, aumento que se manteve até ao final da sessão.

Petrolífera Aramco ganha 10% no primeiro dia em bolsa
Notícias ao Minuto

16:16 - 11/12/19 por Lusa

Economia Petrolífera

O preço por ação ganhou 3,2 riais, elevando o seu valor inicial de 32 riais (8,53 dólares) para 35,2 riais (9,39 dólares, o equivalente a 8,50 euros), poucos segundos após ter sido assinalado o início das operações em bolsa.

O aumento de 10%, o máximo autorizado por dia, manteve-se até ao encerramento da sessão, o que fez com que o valor da empresa tenha ficado em 1,88 biliões de dólares, mais do que a Apple ou a Microsoft.

A cotação da empresa que gera mais lucros no mundo impulsionou a bolsa saudita para um dos 10 primeiros lugares das praças bolsistas.

"Hoje, o reino saudita deixou de ser o único acionista da empresa", declarou o presidente do conselho de administração da Aramco, Yasir al-Rumayyan, numa cerimónia que teve lugar durante a manhã.

A operação insere-se num vasto plano de reformas destinado a diversificar a economia saudita, largamente dependente da exportação de crude.

As receitas geradas com esta entrada em bolsa devem ser injetadas em megaprojetos de infraestruturas nas quais o país se envolveu sob a liderança do príncipe herdeiro, Mohammed Bin Salman, nomeadamente nos setores do turismo e entretenimento.

A Aramco é a maior petrolífera do mundo com uma quota de 10% da produção mundial de crude.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório