A passagem de uma redução de 1,9% do índice de volume de negócios na indústria em setembro para um ligeiro aumento (0,1%) em outubro revela que os mercados nacional e externo tiveram variações homólogas superiores às observadas em setembro, passando o índice relativo ao mercado nacional de uma quebra de 1,7% em setembro para uma descida de 0,7% em outubro, enquanto o índice do mercado externo cresceu 1,2%, após a redução de 2,2% em setembro.
Excluindo o agrupamento de Energia, o índice cresceu de 0,4% em outubro (1,6% em setembro).
O INE, na publicação hoje divulgada, acrescenta que o índice de bens intermédios acentuou a redução em 1,3 pontos percentuais (pp), para menos 2,6%, e deu o contributo negativo mais relevante para a variação do índice agregado, enquanto o índice de energia recuperou face ao mês anterior, passando de uma descida de 12,8% em setembro para uma de 0,9% em outubro.
O índice de volume de negócios na indústria registou um crescimento mensal de 7,7%, segundo o INE, contra 5,5% em outubro do ano passado.
Os índices de emprego, de remunerações e de horas trabalhadas cresceram 0,1%, 3,2% e 0,4%, respetivamente, contra aumentos de 0,7%, 3,9% e 0,3% em setembro, pela mesma ordem.