Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Leasing de viaturas cresceu 3,3% até setembro para 1,1 mil ME

O leasing de viaturas cresceu 3,3% nos primeiros nove meses do ano, em termos homólogos, atingindo uma produção de 1,1 mil milhões de euros, segundo dados da Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting (ALF).

Leasing de viaturas cresceu 3,3% até setembro para 1,1 mil ME
Notícias ao Minuto

14:23 - 09/12/19 por Lusa

Economia Carros

"As projeções da ALF revelam que no setor do 'leasing' se regista um crescimento de 3,3% no 'leasing' de viaturas, registando uma produção de 1,1 mil milhões de euros. Já os valores do 'leasing' mobiliário mantiveram-se estáveis em relação ao período homólogo do ano passado, num total de quase 1,7 mil milhões de euros. O 'leasing' de equipamentos, no entanto, apresentou nos primeiros nove meses do ano uma descida de 8,5%", adiantou a entidade em comunicado.

O 'leasing' e o 'renting' são duas formas de ter acesso a bens como carros, por exemplo, pagando um aluguer a uma empresa, que pode ter várias modalidades. Também se aplica à habitação. Já o 'factoring' é um mecanismo financeiro para empresas, de apoio à tesouraria e gestão de cobranças, e que implica que ceda os seus créditos sobre clientes a uma instituição financeira.

De acordo com a associação, a maior queda desde janeiro foi na locação financeira imobiliária, com uma descida de 25,3%, registando "uma produção estimada de 610 milhões de euros, parcialmente relacionada com a entrada em vigor de novas legislações e do adicional do IMI [Imposto Municipal sobre Imóveis], que teve um impacto relevante no 'leasing' imobiliário".

Já no que diz respeito ao 'factoring', em termos globais, até setembro, "apresentou um crescimento estimado de 9,7%, face ao período homólogo do ano anterior, com as instituições associadas da ALF a tomarem 24,7 mil milhões de euros em faturas nos primeiros nove meses de 2019", revelou a ALF.

A ALF detalhou também dados sobre o 'confirming' (serviço em que a instituição de 'factoring' efetua o pagamento aos fornecedores do seu cliente, podendo estes solicitar a antecipação do mesmo), que "continua a registar elevados níveis de procura, com um crescimento de 11,8%, equivalendo a um volume estimado superior a nove mil milhões de euros", lê-se na mesma nota.

Já no setor de 'renting', a entidade registou, no período em análise, uma produção total de 25.642 viaturas, no valor de 516,7 milhões de euros, "equivalendo a um decréscimo de 6,8% no número de viaturas e 3,7% no valor de produção total".

Citado no mesmo comunicado, Alexandre Ferreira Santos, presidente da ALF, garantiu que "estes resultados, em geral, indicam que o setor do financiamento especializado continua a acompanhar as tendências da economia portuguesa e apresenta-se como um suporte essencial à competitividade das empresas e à economia em geral".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório