O diretor para Espanha da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Joaquin Nieto, assegurou numa entrevista à Efe que "na próxima década a criação de emprego verde será muito sustentada" e que os investimentos se multiplicarão, superando as previsões do plano nacional de energia e clima, que contempla 236.000 milhões de euros até 2030.
No seu conjunto, perspetivou, serão gerados pelo menos meio milhão de empregos até 2030 em Espanha, já que aos postos de trabalho a criar na criação e distribuição energias renováveis se adicionarão os de outros setores, como o dos transportes, da construção e da agro-alimentação.
Contudo, tendo em conta também a economia circular e a pretensão de adotar na União Europeia o "Green New Deal", um programa para a transição para uma economia de emissões nulas, o "efeito alavanca na geração de emprego elevará para um milhão os postos de trabalho criados nos próximos 10 anos".
Nieto sublinhou que "Espanha tomou a tempo a transição energética e que desta vez não pode perder o processo de modernização produtiva".