Meteorologia

  • 22 JANEIRO 2020
Tempo
13º
MIN 7º MÁX 13º

Edição

Angola antecipa pagamento de dívida ao governo brasileiro

Angola concretizou na passada terça-feira o pagamento integral da sua dívida de 589 milhões de dólares (533 milhões de euros) que ainda possuía com o governo brasileiro, anunciou hoje o Ministério da Economia do país sul-americano.

Angola antecipa pagamento de dívida ao governo brasileiro
Notícias ao Minuto

22:18 - 06/12/19 por Lusa

Economia Angola

O pagamento antecipou a quitação de todos os contratos de financiamento vigentes com o Tesouro Nacional do Brasil e com o Banco Nacional do Desenvolvimento Económico e Social (BNDES), que chegaram a somar cinco mil milhões de dólares (4,5 mil milhões de euros), e que poderiam ter sido pagos até 2024.

O Ministério da Economia declarou que, entre 2005 e 2017, o Brasil e Angola firmaram seis memorandos de entendimento para ampliar as exportações brasileiras, através do uso de contragarantias em recursos de petróleo por parte do Governo angolano.

O BNDES financiou 84 operações no país africano que somaram 4,4 mil milhões de dólares (cerca de quatro mil milhões de euros), através da linha de crédito de Financiamento de Máquinas e Equipamentos (Finame).

Esses financiamentos foram garantidos pelo Estado, através do Seguro de Crédito à Exportação, que dá cobertura em caso de riscos comerciais ou políticos.

O Tesouro Nacional do Brasil direcionou ainda 628,5 milhões de dólares (568 mil milhões de euros) da linha Programa de Financiamento às Exportações - que tem o Banco do Brasil como agente financeiro-, para um total de 37 operações em Angola.

O saldo devedor quitado na terça-feira por Angola dizia respeito a 581 milhões de dólares (525 milhões de euros) das operações do BNDES, e 8,3 milhões de dólares (7,5 milhões de euros) das operações do Proex.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório