Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Universidade de Coimbra lança projeto de aproximação às empresas

A Universidade de Coimbra apresentou hoje o projeto "UC Business", uma iniciativa que pretende aproximar o conhecimento produzido na instituição com o tecido empresarial.

Universidade de Coimbra lança projeto de aproximação às empresas
Notícias ao Minuto

14:42 - 06/12/19 por Lusa

Economia Universidade de Coimbra

"Este é um ponto de viragem", afirmou o reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, durante a apresentação do projeto, referindo que o "UC Business", apesar de não "partir do nada" pretende "dar um impulso muito diferente e distinto na relação com o tecido empresarial".

Para Amílcar Falcão, este projeto vai levar a que a Universidade de Coimbra não seja apenas reativa em relação às necessidades das empresas, permitindo uma postura de "proatividade".

O projeto, que conta com uma equipa multidisciplinar própria, pretende aumentar a eficácia na transferência de conhecimento para o tecido empresarial e reforçar as parcerias com esse setor, explicou o vice-reitor Luís Simões da Silva.

Querendo trabalhar com grandes, médias e pequenas empresas, bem como com startups, o projeto apresenta três eixos definidos e diversas áreas estratégicas, entre elas, a saúde, o clima e a mobilidade ou o digital e o espaço, referiu.

Um dos eixos consiste na utilização da capacidade instalada da Universidade de Coimbra para assegurar serviços especializados às empresas, com o "UC Business" a ir "às empresas e procurar ativamente que necessidades é que têm", referiu.

No eixo do investimento, o projeto pretende assegurar um "contacto contínuo com o meio empresarial" e investir "no desenvolvimento de valor a médio e longo prazo", bem como continuar com o apoio ao empreendedorismo e fomentar ainda mais ações específicas de empregabilidade dos estudantes da instituição.

O terceiro vetor centra-se na parceria, querendo alargar as áreas e estruturas com que a Universidade de Coimbra colabora.

De acordo com Luís Simões da Silva, o "UC Business" pretende também ajudar na procura de financiamento ou diminuir a carga burocrática junto dos investigadores e docentes, assegurando, entre outras coisas, a gestão dos processos de pedido de patentes.

O projeto prevê ainda a criação de um edifício próprio para a iniciativa, no Polo II da Universidade de Coimbra, onde está concentrada grande parte da Faculdade de Ciências e Tecnologia.

Na sessão de apresentação do projeto esteve também presente o secretário de Estado da Economia, João Neves, que salientou a importância da valorização do conhecimento para se conseguirem "construir propostas de valor que ganhem quotas de mercado", realçando a necessidade de se criarem "formas mais sofisticadas de articulação" entre a academia e o tecido empresarial.

Durante a sessão, que decorreu no Polo II da Universidade de Coimbra, foi ainda assinada uma parceria entre a instituição de ensino superior e a empresa Tilray, dedicada ao fabrico e cultivo de produtos de canábis, e foi apresentada a iniciativa "Académica Start UC", que procura sensibilizar jovens do ensino secundário para a inovação e o empreendedorismo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório