Meteorologia

  • 28 JANEIRO 2020
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 17º

Edição

Transportes. Movimento de passageiros cresceu no 3.º trimestre

A maior taxa de crescimento registou-se no serviço do metro.

Transportes. Movimento de passageiros cresceu no 3.º trimestre

No terceiro trimestre do ano houve um crescimento generalizado do movimento de passageiros no setor dos transportes, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), esta sexta-feira. O maior crescimento registou-se no metro, serviço no qual foram transportados 64,6 milhões de passageiros.

"No 3.º trimestre de 2019, o movimento de passageiros nos aeroportos nacionais atingiu 18,8 milhões, representando um crescimento de 6,6% (+7,8% no 2.º trimestre). O transporte por metropolitano aumentou 12,0% (+8,5% no 2ºT), para 64,6 milhões de passageiros. Também o transporte fluvial de passageiros registou um aumento: 2,4%, após +8,3% no 2.º trimestre", pode ler-se no relatório do INE

Por outro lado, no que diz respeito à movimentação de mercadorias houve uma redução em vários modos de transporte, segundo os números divulgados pela agência de estatísticas. A exceção é o transporte aéreo. 

"Pelo contrário, com exceção do transporte aéreo (+17,4%, após +9,1% no 2.º trimestre), verificaram-se reduções na movimentação de mercadorias em vários modos de transporte: -12,9% nos portos marítimos nacionais (-9,2% no 2.º trimestre), -15,9% por ferrovia (-16,2% no trimestre anterior) e -5,8% por via rodoviária (-3,5% no trimestre precedente)", pode ler-se.

Nos portos, por outro lado, o movimento de mercadorias situou-se em 20,6 milhões de toneladas, refletindo uma variação homóloga de -12,9%, em comparação com a variação de -9,2% no 2.º trimestre. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório