A maioria são famílias e quer passar uma semana no Algarve. Este é o perfil dos que procuram o Alojamento Local como uma opção para as suas férias, de acordo com o Barómetro do Alojamento Local (AL), divulgado pela Homeaway. Este ano, 1,98 milhões de turistas portugueses elegeram o AL como a opção para as suas férias.
"Com base no estudo, os principais utilizadores da modalidade de alojamento local são as famílias com 42,1%, em seguida casais (39,5%) e grupos de amigos (17,5%). Neste contexto, verifica-se ainda que grande maioria das estadias (94%) têm uma duração até sete noites e o número médio de turistas presentes no alojamento é de 3,7 pessoas", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Além disso, importa referir que o apartamento foi o tipo de alojamento preferido pelos viajantes (51,6%), seguido da moradia (27,1%).
Relativamente à localização geográfica, os dados revelam que o Algarve (25,1%), a região Norte (22,4%) e Centro (19,3%) são os destinos mais procurados pelos turistas portugueses.
Porém, este ano há uma novidade: o aumento significativo do Alentejo, que registou 18,2% (mais 5 pontos percentuais) comparativamente aos dados registado em 2018, de acordo com o mesmo comunicado.